Thursday, 13 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1291

‘Corriere della Sera’ irá distribuir 20 milhões de cópias gratuitas

O Corriere della Sera, maior jornal nacional da Itália, irá distribuir 20 milhões de cópias gratuitamente num único dia no mês de maio. A operação de marketing, que irá coincidir com as eleições para o parlamento europeu no próximo mês, tem como objetivo celebrar a recuperação econômica da Itália e promover o relançamento do site do jornal.

A edição especial terá como tema “La Ripresa” (A Recuperação), e terá reportagens abordando todos os aspectos do renascimento econômico na Itália. Para 2014, há a previsão de crescimento de 0,8% na economia italiana, após uma retração de 1,9% no ano passado. Mais de uma dúzia dos maiores anunciantes do país já se inscreveram para patrocinar a edição gratuita.

O Corriere della Sera foi fundado em Milão em 1876 e sempre teve entre seus acionistas a elite italiana. Mas, como todo o resto da imprensa do país, o jornal foi duramente atingido pela queda de publicidade. Sua empresa proprietária, o RCS Mediagroup, quase decretou falência no ano passado.

A ideia para a distribuição em massa da edição do Corriere della Sera veio do novo executivo-chefe do RCS Mediagroup, Pietro Scott Jovane, que já chefiou a filial da Microsoft na Itália. Desde que assumiu a posição, Jovane tomou algumas decisões polêmicas, como vender a histórica sede do jornal em Milão, e considera introduzir um sistema de paywall para o site da publicação. Em dezembro último, o jornal e o site contavam com 458 mil assinantes.