Tuesday, 14 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

AP e News Corp. unidas nos esportes

A agência de notícias Associated Press e o grupo de mídia News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, anunciaram, na semana passada, uma parceria para venda de conteúdo esportivo. A nova companhia, que terá o nome de STATS LLC, irá unir a STATS Inc., principal provedora de estatísticas esportivas nos EUA e propriedade do News Corp., com a MegaSports, serviço especializado de notícias e fotos esportivas da AP. Tom Curley, presidente da agência, afirmou que os 20 funcionários da MegaSports poderão receber ofertas de trabalho na nova companhia, mas ainda não há detalhes definidos. A cobertura regular de assuntos esportivos que a AP fornece a seus associados não deverá ser afetada pela novidade. Informações da AP [4/8/05].



Cartilha ensina romenos a cobrir futebol

Jornalistas que cobrem assuntos esportivos na Romênia receberam um manual que indica como eles devem reportar jogos de futebol. Após uma série de derrotas, incluindo a não-classificação da seleção nacional para a Copa do Mundo, o presidente da Federação Romena de Futebol, Mircea Sandu, resolveu distribuir a tal cartilha – chamada de ‘guia moral’ – para membros da imprensa, jogadores, técnicos e até para pais de jogadores. O objetivo é ensinar a todos como se comportar para evitar as pesadas críticas da mídia. Aos repórteres, é pedido que olhem para o lado positivo dos jogos de futebol e parem de noticiar o mau-comportamento individual dos jogadores; aos treinadores, ordenado que não dêem declarações pessimistas à imprensa e discutam questões negativas em reuniões privadas e análises internas. Um dos principais jornalistas esportivos do país, Ovidiu Dragan, afirmou que ‘este é um dos textos mais hilariantes já produzidos por alguém ligado ao futebol. Dar direções assim à mídia é algo bizarro de se fazer e eu espero que ninguém realmente ache que iremos seguir o que está escrito [no manual]’. Informações de Katy Duke [The Guardian, 4/8/05].