Sunday, 19 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Blogueiro lança livro colaborativo sobre vítimas do terremoto

Inspirado pelo desejo de ajudar as vítimas do terremoto no Japão, um grupo de blogueiros e escritores juntaram-se na internet para produzir um livro com histórias sobre o desastre. A publicação – batizada de Quakebook – é uma coleção emocionante de fotos, memórias e reflexões sobre o tremor e o tsunami que atingiram o país em 11/3, e mostra o poder da web para unir pessoas do mundo todo em momentos de tragédia.

O projeto foi idealizado por um britânico que mora no Japão e escreve sob o apelido ‘Nosso homem em Abiko’ em sites como Twitter, com a hashtag #quakebook. No dia 18/3, uma semana depois que o tsunami atingiu a costa norte do Japão, ele enviou um tweet que expressava o desejo de compilar um livro com experiências do terremoto e publicá-lo no prazo de uma semana, com os lucros doados à Cruz Vermelha. ‘Se cada um escrever 250 palavras – uma página – ou enviar seus tweets ou fotos preferidos (originais), eu posso editar e publicar em dias’, explicou ele, que prefere manter sua identidade em segredo para preservar o espírito colaborativo do projeto. ‘Eu estava tomando banho quando tive a ideia. Há uma crise massiva no meu quintal e não me perdoaria se não fizesse nada para ajudar’.

Terapia

A primeira contribuição foi recebida 45 minutos depois de seu primeiro tweet. Mais de 200 pessoas se envolveram no projeto, incluindo editores e tradutores voluntários do Japão e de lugares como EUA e Irlanda. ‘A razão de ter dado certo é porque queremos fazer algo. É muito terapêutico para as pessoas contarem suas histórias. Assim, você percebe que não está sozinho’, explica o idealizador britânico.

O terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11/3 destruiu cidades e deixou mais de 28 mil mortos e desaparecidos, além de desencadear uma crise nuclear. Milhares de pessoas estão vivendo em abrigos temporários. Alguns dos colaboradores do livro, como Yuki Watanabe, têm família na região afetada. ‘A casa dos meus pais fica a 40 quilômetros da usina nuclear de Fukushima. Eles foram informados de que devem ficar dentro de casa. Mesmo não tendo sido atingidos pelo terremoto ou pelo tsunami, estão enfrentando o problema da radiação’, contou ela.

A versão online do Quakebook estará disponível para download em breve. Posteriormente, uma edição impressa deverá ser vendida pela Amazon. Informações de Daniel Rook [AFP, 29/3/11]