Tuesday, 21 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Blogueiros presos pedem ajuda de Obama

Parentes de dois blogueiros presos no Azerbaijão apelaram ao presidente americano, Barack Obama, para que pressione o líder do país, Ilham Aliyev, por suas libertações. Em uma carta aberta, as famílias de Adnan Hajizade e Emin Milli pediram a Obama para tocar no assunto com Aliyev na Assembleia Geral da ONU. ‘Sua opinião, representando a posição da democracia mais poderosa do mundo, será uma voz forte em defesa da liberdade de expressão e justiça, desempenhando um papel crucial neste caso. Por favor, lembre destes jovens ativistas, punidos unicamente por suas aspirações em ver o próprio país no caminho da liberdade e do progresso e junto às nações livres’.


Grupos em defesa da liberdade de expressão e figuras políticas de destaque, como a comissária de Relações Exteriores da União Europeia, Catherine Ashton, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, já expressaram preocupação com a prisão dos blogueiros. Hajizade, de 27 anos, foi condenado a dois anos de prisão, e Milli, de 30 anos, a 2 anos e meio.


Os dois foram presos em julho de 2009 depois de satirizar o governo ao postar um vídeo na internet mostrando uma pessoa fantasiada de burro concedendo uma entrevista coletiva. Na ocasião, autoridades alegaram que as acusações contra os blogueiros não tinham relação com o vídeo, mas com uma briga em que eles teriam se envolvido. No mês passado, a Suprema Corte rejeitou o pedido de apelação do caso. Informações da AFP [23/9/10].