Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Cresce campanha pela moral na TV

A National Association of Broadcasters (NAB), entidade representante das emissoras de TV dos EUA, está preparando um guia para que seus associados mantenham certos padrões morais em sua programação. A iniciativa visa acalmar o Congresso americano e algumas associações que se queixam de programas por elas considerados indecentes. Como informa a Reuters [19/4/05], os congressistas estão avaliando proposta para aumentar de US$ 32.500 para US$ 500 mil a multa por transmissão de imagens ‘ofensivas’ à moral fora do horário permitido.

O Congresso americano também aprovou uma lei segundo a qual fabricantes de reprodutores de DVD podem, sem serem acusados de infração ao direito autoral, embutir nos equipamentos um mecanismo que, quando acionado, faz pular trechos indesejados de filmes, evitando, por exemplo, que crianças vejam cenas de sexo ou violência. Críticos da nova norma técnica, proposta por um republicano, dizem que ela foi criada apenas para beneficiar a empresa ClearPlay, do religioso estado de Utah, que oferece programas-filtro para centenas de filmes por US$ 4,95 mensais. A indústria cinematográfica tem se queixado do sistema vendido pela companhia porque ela não estaria autorizada a modificar a obra intelectual de terceiros. As informações são da AP [19/4/05].