Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Empresas apóiam campanha pelo consumo responsável

Mais de 45 empresas e marcas ligadas à comercialização e fabricação de bebidas alcoólicas, entre elas a Diageo, Carlsberg, Marks & Spencer e Stella Artois, participam de uma campanha publicitária no Reino Unido contra o consumo excessivo de álcool. Todas as companhias doaram dinheiro para a produção da campanha, que deve custar o valor recorde de 100 milhões de libras e será veiculada no país pelos próximos cinco anos com o slogan ‘Por que estragar bons momentos?’ (tradução livre).


Classificada de ‘campanha para o consumo responsável de álcool’, a iniciativa, apoiada pelo Departamento de Saúde, será lançada em setembro com outdoors, cartazes em lojas e mercados e anúncios nos balcões de bares e pubs. Os grupos envolvidos afirmam que a campanha não tem o objetivo de dar uma lição aos jovens, dizendo a eles o que fazer, e sim ‘enfatizar os benefícios’ do consumo responsável e ‘oferecer dicas práticas’, como beber água, não beber álcool de barriga vazia e planejar a volta para casa com segurança.


Problema


O projeto será coordenado pela organização independente Drinkaware Trust, fundada pela própria indústria para oferecer informações sobre o consumo de álcool, e fará parceria com uma campanha já veiculada pelo governo britânico, batizada de ‘Conheça seus limites’.


‘Nós estamos enfrentando um crescente problema de saúde, com as pessoas bebendo demais ou criando dependência ao álcool’, afirmou o secretário de Saúde Andy Burnham. ‘Claramente, a indústria tem uma responsabilidade sobre isso e eu espero que esta campanha faça a diferença sobre as ações das pessoas diante do álcool’.


O governo pretende continuar a apoiar a iniciativa depois que sua efetividade for atestada por uma análise independente, e planeja contribuir com o Drinkaware Trust com, no mínimo, cinco milhões de libras por ano. O consumo de álcool no Reino Unido é um dos mais altos da Europa, e casos de jovens que vão parar no hospital por exagerar na bebida se tornaram rotina nos fins de semana. Informações de Mark Sweney [Guardian.co.uk, 16/7/09].