Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Google é a mais poderosa do mundo

As tribulações do Google na China não conseguiram derrubar a gigante de buscas do posto de marca mais poderosa do mundo. A empresa de pesquisa Millward Brown colocou o Google como número um na sua lista anual das 100 marcas globais mais poderosas, pelo quarto ano consecutivo, com um aumento de 14% no período de um ano no seu valor, para US$ 114 bilhões. Já o Facebook mais uma vez falhou em ficar entre os 100 da lista, com valor de apenas US$ 5,5 bilhões.

O relatório, que compara o poder da marca com seu desempenho financeiro, colocou a Apple três lugares acima, para a terceira colocação, com um aumento de 32% no valor da marca, para US$ 83 bilhões. A popularidade do iPhone e do iPad fez com que o preço das ações da empresa registrassem um recorde no começo do mês, com os lucros subindo 90% no primeiro trimestre. A marca que mais subiu na lista foi a Samsung, com 80% de aumento, graças a inovações nas divisões de celulares e no crescimento de demanda para tecnologia HD e 3D.

Mercados emergentes

A Nokia foi a que mais caiu na lista dos 100, com declínio de 58% no ano, devido a uma queda massiva do valor das ações diante de concorrentes como a Apple nos smartphones. Outros que caíram notoriamente foram a Toyota, que passou por um grande recall de veículos e diminuição do valor da marca em 27%; e o eBay, com queda de 28%, diante da concorrência com o Amazon Marketplace.

À primeira vista, a Marlboro no sétimo lugar do ranking parece estranho, tendo em vista que a empesa enfrenta limitações sérias em muitos países ocidentais com campanhas anti-tabaco. Mas a empresa subiu três lugares e viu o valor de sua marca aumentar em 15%, para US$ 57 bilhões, graças a mercados emergentes. No Brasil, a marca mais valiosa é a Petrobras. O relatório completo pode ser conferido aqui. Informações do Guardian [28/4/10].