Tuesday, 09 de August de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1199

ISIS divulga terceiro vídeo com jornalista John Cantlie

O grupo extremista ISIS divulgou na noite de segunda-feira (29/9) mais um vídeo com o jornalista John Cantlie, que já trabalhou para jornais como o Sunday Times, mantido refém há quase dois anos por militantes islâmicos. O vídeo, intitulado “Lend me your ears” (“Dê-me ouvidos”) é terceiro no qual o jornalista aparece recitando um discurso incitado pelos membros do ISIS. Não fica claro quando o material foi gravado.

Assim como os vídeos anteriores, este mostra Cantlie, 43 anos, sentado a uma mesa e vestindo um macacão laranja. Em pouco mais de três minutos, ele reproduz calmamente o que parece ser um texto decorado, no qual zomba da estratégia dos Estados Unidos de empregar poder aéreo e terrestre para combater o terrorismo.

Ao final do vídeo, Cantlie dá a entender que haverá a divulgação de novos recados nos mesmos moldes deste e dos vídeos anteriores.

Cantlie foi sequestrado em novembro de 2012, juntamente ao fotógrafo norte-americano James Foley, cujo assassinato foi filmado pelo ISIS e publicado na internet em agosto último.