Tuesday, 09 de August de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1199

Jon Stewart anuncia aposentadoria do ‘Daily Show’

Após 16 anos fazendo piadas relevantes com a política americana, o humorista Jon Stewart anunciou sua saída do programa The Daily Show. Em formato jornalístico, o programa faz sátiras com temas correntes e recebe convidados ilustres – até o presidente Barack Obama já passou por lá.

“No meu coração, eu sei que chegou a hora de outra pessoa ficar no meu lugar”, disse o apresentador, emocionado, no encerramento do programa de terça-feira (10/2). Ainda não há uma data prevista para a despedida, que deve acontecer até o fim de 2015.

Stewart assumiu o Daily Show em 1999 e tornou-se uma importante voz na política e no jornalismo americanos. Com 2.2 milhões de telespectadores por noite – o programa é exibido quatro noites por semana –, o humorista conseguiu o respeito não só do público, mas também dos políticos. Suas opiniões liberais costumam ser corroboradas por democratas e criticadas por republicanos.

Em declaração, Michele Ganeless, presidente do canal Comedy Central, que exibe o programa desde 1996, referiu-se a Stewart como um “comediante gênio”. “Através de sua voz e visão únicas, o Daily Show tornou-se uma base para milhões de fãs e uma plataforma sem igual para a comédia política que será mantida por anos e anos”, afirmou.

Jantar com a família

O apresentador disse que ainda não tem planos específicos. “Tenho muitas ideias. Tenho muitas coisas na minha cabeça”. Em 2013, ele tirou uma licença do Daily Show para sua estreia como roteirista e diretor de cinema, com o filme Rosewater, um drama político sobre um jornalista preso no Irã sob acusação de espionagem. O filme foi elogiado pela crítica, o que levou o jornal Los Angeles Times a brincar que Stewart tinha uma “carreira estepe promissora”.

Ao anunciar sua saída, o humorista fez piada com a sua rotina, sugerindo que pretende diminuir o ritmo. “Eu vou poder jantar, no meio da semana, com a minha família; já ouvi de diferentes fontes que são ótimas pessoas”, brincou.