Thursday, 16 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Museu da mídia expõe terno de O.J. Simpson

O terno Armani bege, a camisa branca e a gravata dourada usados pelo ex-jogador de futebol e ex-ator americano O.J. Simpson no último dia de seu julgamento por assassinato foram doados ao museu interativo de mídia Newseum, em Washington, para uma mostra sobre o ‘julgamento do século’. ‘Para nós, o material é parte da história da mídia, e o incluiremos na coleção de objetos relacionados ao julgamento’, explicou Carrie Christofferson, curadora envolvida nas negociações para obter a vestimenta.

Mike Gilbert, ex-empresário de Simpson, irá até Washington para entregar o terno ao museu. ‘Espero que seja exibido de modo a ajudar as pessoas a ponderar sobre o sistema legal e celebridades. Estou feliz que a roupa vá para algum lugar onde as pessoas possam lembrar onde estavam neste dia’, disse.

Terno disputado

A doação do terno coloca fim a uma disputa legal de 13 anos entre Gilbert e Fred Goldman, pai do homem que Simpson foi acusado de matar em 1994. Ambos alegaram ter o direito à vestimenta que o ex-jogador usava no dia 3 de outubro de 1995, quando Simpson foi inocentado da acusação de ter assassinado sua ex-mulher, Nicole Brown, e Ronald Goldman, amigo dela, em um julgamento televisionado que despertou reações apaixonadas e dividiu a opinião dos americanos. A absolvição foi assistida por milhões de pessoas ao vivo, pela TV.

Foi de Gilbert a ideia de doar o terno ao museu. Ele o guardou desde a absolvição de Simpson. Primeiramente, a roupa havia sido oferecida ao Smithsonian, instituto educacional e de pesquisa associado a um complexo de museus, administrado e fundado pelo governo americano, que não achou o traje apropriado para sua coleção. O Museu do Crime e Punição, em Washington, tinha expressado a intenção de receber o terno, mas depois considerou mais apropriado que ele fosse para o Newseum.

Segundo Carrie, a roupa será exposta junto a jornais, cadernos de anotações de repórteres, credenciais e equipamento usado na transmissão televisiva do julgamento. O advogado de Simpson, Ronald P. Slates, disse que o ex-jogador – hoje preso em Nevada – foi informado da doação e concordou com ela. Ironicamente, o ex-atleta foi preso por conta de um episódio que envolve, indiretamente, a roupa. Ele foi condenado por roubo e sequestro em Las Vegas, em outubro de 2008, depois de tentar obter de volta pertences seus que estariam sendo vendidos para colecionadores. Testemunhas disseram que Simpson acreditava que o terno estava entre eles. Infomações de Linda Deutsch [Editor & Publisher, 8/4/10].