Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

News Corp planeja consórcio para cobrar por conteúdo

O magnata Rupert Murdoch parece realmente empenhado em encontrar o modelo ideal para lucrar na internet. A News Corporation, sua gigante de mídia, negocia com grandes editoras a possibilidade da criação de um consórcio para cobrar por conteúdo online. Executivos da News Corp já tiveram reuniões com representantes de grupos rivais, como Washington Post, New York Times, Hearst e Tribune, para discutir a parceria.

Segundo informações do jornal Los Angeles Times, que pertence à Tribune, os encontros teriam ocorrido nas últimas semanas. O projeto estaria sendo tocado por Jonathan Miller, que dirige a unidade digital da News Corp. O objetivo principal do consórcio seria encontrar um modelo de sucesso para cobrar pelo conteúdo dos jornais distribuído na internet e em plataformas móveis, como telefones celulares.

Jornalismo de qualidade

Recentemente, Murdoch revelou que sua companhia planeja começar a cobrar por conteúdo de todos os seus sites de notícias nos EUA, Reino Unido e outros países a partir de 2010. ‘Jornalismo de qualidade não é barato’, afirmou o empresário. ‘A revolução digital abriu diversos canais de distribuição mais baratos, mas não tornou o conteúdo gratuito. Nosso objetivo é cobrar por todos os nossos sites’.

Murdoch diz acreditar que, se conseguir bolar um modelo de pagamento online que funcione bem, a tendência deverá ser seguida por outras empresas de mídia. Questionado como a News Corp evitaria a migração dos leitores para sites gratuitos, o magnata diz que a solução é produzir ‘conteúdo diferenciado e melhor’ que o dos outros sites. Informações de Jason Dean [Guardian.co.uk, 21/8/09].