Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Os 100 mais do gigante de buscas

Novidade no Google: o sítio criou uma ferramenta que mostra a lista com as 100 palavras mais procuradas em seu serviço de busca. A relação, atualizada diariamente, não incluirá todos os temas; haverá uma edição para excluir pornografia e pedidos sobre previsão de tempo, sítios populares como o MySpace ou celebridades que geram uma grande procura. A idéia é tentar descobrir por que determinados temas estão sendo pesquisados, informou Amit Patel, criador do projeto. Para ajudar a contextualizar os assuntos, o Google irá indicar links para matérias e blogs relacionados a eles. Informações da AP [22/5/07].


 


***


Sítio combate venda de material acadêmico


A partir do próximo mês, anúncios de empresas que vendem trabalhos escolares, teses e dissertações serão banidos do Google. Drummond Bone, presidente da Universities UK (UUK), que representa as universidades do Reino Unido, apoiou a iniciativa. ‘Tornar a vida destas empresas mais difícil é um passo na direção certa’, opinou. Para ele, o plágio desmerece os esforços de alunos que trabalham duro para conquistar seus diplomas. ‘Combater o plágio é, claro, uma tarefa para as instituições de ensino. Mas o setor como um todo aprova qualquer tentativa para ajudar a conter o crescimento destes sítios’.


As empresas de venda de material acadêmico, como era de se esperar, não gostaram nada da decisão. Para Matthew Wilson, diretor da Essay Writer, a medida acabará punindo também as companhias que vendem dissertações, mas orientam os alunos a não as usarem de forma desonesta. A Essay Writer, por exemplo, aconselha que os trabalhos comprados – por no mínimo 70 libras, o equivalente a cerca de R$ 270 – sejam usados apenas como base para as dissertações dos estudantes.


O plágio se tornou um problema sério para as universidades britânicas e, por isso, cerca de 90% das instituições superiores do Reino Unido usam softwares de detecção de plágio. Informações de Liz Ford [The Guardian, 23/5/07].