Thursday, 16 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Produtora processa 50 mil pessoas por download ilegal

A Voltage Pictures, que produziu o filme Guerra ao Terror, está processando mais de 50 mil pessoas acusadas de piratear o longa na internet, noticia Christopher Null [Yahoo News, 14/5/10]. O número surpreende. Em 2008, a Record Industry Association of America (RIAA), que representa a indústria fonográfica nos EUA, chegou a ameaçar uma ação legal contra 30 mil indivíduos que piratearam músicas na rede, pouco mais da metade do processo aberto pela Voltage por conta de um único filme.

Guerra ao Terror foi sucesso de crítica e ganhou seis Oscar, incluindo o prêmio de melhor filme, mas rendeu apenas US$ 13 milhões com a venda de ingressos nos EUA. O filme já estava disponível online cinco meses antes de seu lançamento oficial.

Segundo um advogado da U.S. Copyright Group, organização que coordena a ação, os provedores de internet estariam cooperando, fornecendo informações sobre as identidades dos internautas que supostamente fizeram o download do filme online. A Comcast, maior companhia de TV a cabo e segundo maior provedor de internet do país, negava-se a colaborar, mas já prometeu divulgar milhares de nomes dentro de uma semana.