Sunday, 19 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

Revista britânica lançada em 1923 ganha acervo digital

A revista Listener, por seis décadas um dos títulos mais famosos do jornalismo britânico, terá todo o seu acervo de 3.197 edições disponível online, como parte de um grande projeto de digitalização da BBC Worldwide. A publicação estimulou as carreiras de grandes talentos literários – incluindo Virginia Woolf e TS Eliot – e fechou há mais de 20 anos. Suas palavras cruzadas eram consideradas as mais difíceis das publicações semanais no Reino Unido.

Inicialmente, o projeto será aberto a universidades, escolas, bibliotecas e instituições de pesquisa. A BBC Worldwide gastou um ano e seis meses colaborando com especialistas em arquivos digitais para escanear e indexar 130 mil páginas em cor. A revista foi lançada em 1923 por Lord Reith, o primeiro diretor da BBC, e publicada por 62 anos. Depois de um período de queda de interesse e sofrendo com a competição de jornais de final de semana e seus suplementos, ela teve suas operações encerradas em 1991.

Na avaliação de Jean Seaton, professora de história da mídia da Universidade de Westminster e historiadora oficial da BBC, a revista teve um profundo papel literário. A publicação foi criada, inicialmente, como um meio de registrar os programas de rádio com temas culturais, amplificando o que não tinha espaço nas colunas editoriais do programa Radio Times. ‘Nos anos 30, a Listener era parte de uma grande ambição da BBC de fazer parte da vida britânica em um tom mais leve que o da BBC’, explica Jean.

As primeiras décadas da Listener foram especialmente significativas porque os shows ao vivo não eram gravados e fitas de programas de rádio eram geralmente apagadas. Um dos exemplos mais importantes é o discurso do rei George VI, na eclosão da Segunda Guerra Mundial, transcrito na íntegra em uma das edições da revista. Informações de Jemima Kiss [The Guardian, 31/3/11].