Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Tiago Dória

TECNOLOGIA
Tiago Dória

Fernanda Viégas é eleita uma das mulheres mais influentes

‘A tradicional lista da revista Fast Company saiu nesta semana.

E a brasileira Fernanda Viégas, pesquisadora da IBM e Ph.D pelo MIT, foi eleita uma das mulheres mais influentes na área de tecnologia.

Como quase sempre, a seleção da Fast Company é bem feita. Não é uma lista feita apenas para caçar pageviews. É uma boa amostra de áreas que vêm liderando a inovação, como a de visualização de dados, da qual Viégas é pesquisadora.

A brasileira é conhecida por ser criadora do site Many Eyes, que tem a proposta de ‘democratizar a visualização de dados’ – permite que qualquer pessoa crie infográficos a partir de dados externos. A ferramenta é utilizada pelo NYTimes para criar alguns de seus infográficos.

Recentemente, Viégas fundou a empresa Flowing Media, também relacionada à visualização de dados, e participou do Many Bills, projeto que tem o objetivo de facilitar o entendimento de leis americanas.

No ano passado, a convite da Revista Serafina, da Folha de S. Paulo, tive a oportunidade de entrevistá-la. Conversamos durante uma manhã inteira de domingo e uma das coisas que ela me disse diversas vezes é que ‘a informação sempre quer ser livre’.’

 

COMENTÁRIOS
Tiago Dória

Sistema de comentários movido a badges

‘Aguardado por pessoas da área de mídia e tecnologia, o Huffington Post relançou o seu sistema de comentários.

A dinâmica é parecida com a do sistema da rede de blogs Gawker. Leitores e comentaristas mais ativos recebem o status de moderador dos comentários. A diferença é que cada leitor recebe um badge (parecido com o Foursquare) de acordo com o seu envolvimento com o site.

Por exemplo, leitores que mais compartilham no Twitter e no Facebook matérias do Huffington Post recebem o badge de ‘Superuser’.

Duas coisas estão presentes nesta reformulação. Primeira, a ideia de ver os comentários como conteúdo e, segunda, de tratar as editorias (tecnologia, política, economia) como comunidades, com os seus próprios moderadores e sistemas internos de reputação.

Quantidade nem sempre é sinal de qualidade, mas, no último mês, o Huffington Post recebeu 2.3 milhões comentários, com o pico de 100 mil comentários em um único dia.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog