Sunday, 06 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

11 de setembro, um ano depois

TELETIPO

A rede americana ABC anunciou que pretende, no dia 11/9, fazer programação especial para relembrar os ataques terroristas de 2001. A transmissão deve começar de manhã, com Good Morning América, e seguir até a noite, com Nightline. Reconstituição minuto-a-minuto do que ocorreu está prevista para o horário nobre. Provavelmente será exibido também, pela segunda vez, o documentário 9-11, com cenas de dentro das torres do WTC pouco antes de desabarem. A ABC, por contrato, tem direito a duas exibições ? uma aconteceu em março. Coberturas extensas viraram marca da rede desde os altos índices de audiência alcançados com a do reveillon de 2000. As informações da AP [1/5/02].

Valery Ivanov, editor-chefe do Tolyatinskoye Obozreniye, jornal da cidade russa de Togliatti, no Rio Volga, foi morto a tiros, ao que tudo indica, por um assassino de aluguel. Na região, é o quinto jornalista que morre em circunstâncias inexplicáveis nos últimos anos. Ele investigava tráfico de drogas e atividades de gangues vinculadas às indústrias de automóvel da área. Segundo a BBC [30/4/02], Ivanov caiu próximo a sua casa.

O canal a cabo de notícias MSNBC contratou o ex-editor do New York Post Jerry Nachman para o recém-criado cargo de editor-chefe, o segundo na hierarquia da empresa. De acordo com a AP [30/4/02], o editor Erik Sorenson quer que ele, além de dar as diretrizes jornalísticas, apresente um talk show. "É difícil fazer isso num ramo tão estratificado. Sorenson disse que procurava alguém que pudesse ser técnico e jogador ao mesmo tempo", comentou Nachman, que já trabalhou em TVs locais e escreveu para o programa UC: Undercover, além de produzir Politically Incorrect. O MSNBC, em terceiro lugar na audiência de sua categoria, busca identidade para se firmar como "o canal de notícias da América".