Tuesday, 25 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

A guerra do Iraque online

REUTERS

A agência de notícias britânica Reuters inaugurou um novo serviço de vídeo na internet com filmagens da guerra no Iraque. A Reuters Raw Video, serviço gratuito disponível no sítio da agência, exibe, sem narração e 24h por dia, a campanha militar americana, além das últimas notícias, coletivas de imprensa e reuniões governamentais. Segundo Jim Hu [CNET News, 19/3/03], o lançamento segue a tendência observada após eventos como o 11 de setembro e o ataque ao Afeganistão: nessas épocas, sítios de notícias populares ? como CNN, Yahoo News e ABC ? cresceram exponencialmente em número de visitantes, chegando a enfrentar congestão online. A novidade faz parte da estratégia para atrair investidores, que começou com o relançamento da Reuters.com.

CEO criticado

Em 2002, a agência declarou ter perdido US$ 630,4 milhões, enquanto o rendimento caiu 8%. Em meio à crise que já custou o emprego de 3 mil funcionários nos últimos dois anos e deve comprometer outros 3 mil nos próximos tempos, o anúncio de que Tom Glocer, CEO da companhia, recebeu um bônus de quase US$ 1 milhão enfureceu os funcionários da Reuters, conta Ben Silverman [New York Post, 21/3/03].

Os bônus recebidos pelos altos executivos da companhia somam US$ 3,4 milhões. Em resposta, a Reuters afirmou que Glocer é apenas o 55? CEO mais bem pago do Reino Unido, e que os prêmios se referem ao cumprimento de certos objetivos, sem relação com o desempenho financeiro da companhia.