Tuesday, 28 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Abert é contra a restrição

QUALIDADE NA TV

LAÇOS DE FAMÍLIA

"Abert é contra a restrição", copyright O Globo, 16/11/00

"O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Machado Carvalho Neto, disse ontem que estuda formas de reverter a restrição imposta a empresas de comunicação. A entidade mandou um ofício há um mês ao Ministério da Justiça questionando os termos da portaria que classifica os programas por horário. Paulo Machado defende a auto-regulamentação e diz que as emissoras podem achar soluções alternativas para deslizes que possam ocorrer."

***

"Artistas se unem hoje num protesto na Gávea", copyright O Globo, 16/11/00

"A Associação de Roteiristas de Televisão e Outros Veículos (ARTV) está convocando artistas, intelectuais e representantes da sociedade para realizarem hoje, às 17h, no Planetário da Gávea, um protesto contra a censura. Segundo a diretoria da ARTV, a necessidade da manifestação surgiu ‘diante dos últimos acontecimentos envolvendo atos de censura a espetáculos públicos, especialmente a ‘LAÇOS DE FAMÍLIA’’. Uma liminar da 1ª Vara da Infância e Juventude do Rio determinou que a novela passe a ser exibida depois de 21h e sem a imagem de menores.

– Está havendo uma seqüência de arbitrariedades que configuram um quadro preocupante. Recentemente, o Juizado proibiu a encenação de uma peça dirigida pelo Antônio Pedro na Fundição Progresso, no melhor estilo dos tempos da ditadura. Agora, a intervenção das novelas. A liberdade de expressão custou muita luta a esse país. Estamos convocando toda a sociedade para defendê-la – disse a autora Glória Perez.

Ontem no Projac, durante a gravação da festa de casamento de Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann), os atores da novela disseram que estão indignados com a liminar.

– Achei que tivéssemos nos livrado da censura. É um retrocesso – afirmou a atriz Vera Fischer. Ela também disse estranhar a reação da Cúria Metropolitana, que repudiou a gravação de cenas da novela na capela da reitoria da UFRJ. – Seria até um chamariz para que as pessoas freqüentassem aquela igreja.

O ator Reynaldo Gianecchini frisou que o autor não escreve uma obra apelativa:

– O Manoel Carlos leva ao ar uma obra realista.

Deborah Secco contou que, como trabalha desde os 8 anos, conseguiu dar mais conforto à sua família:

– Pude comprar minha casa, um carro para minha mãe. É um trabalho digno.

Tony Ramos disse que ficou surpreso com a liminar.

– Se existe algo errado, que se aponte para que seja corrigido antes de haver a proibição.

– Um ato como esse é um golpe fatal. Temos consciência do que é ficção e realidade – disse Alexandre Borges.

Carolina Dieckmann lembrou as crianças que passam fome nas ruas do Rio:

– Em um país em que a Justiça não funciona, em que há tantos menores passando fome nas ruas e se prostituindo. O foco está mal direcionado.

Manoel Carlos esteve ontem no Projac fazendo as mudanças necessárias no texto:

– As únicas modificações no bloco são as exclusões de Estela (Júlia Almeida) e Fábio (Max Fercondini). O resto segue normal – disse ele.

Anteontem, durante um jantar de confraternização do elenco de ‘Aquarela do Brasil’ no restaurante Prima Donna, na Barra da Tijuca, os atores aproveitaram para protestar contra a liminar. O diretor Jayme Monjardim estava perplexo:

– É um absurdo tão grande que não tenho nem o que falar Espero que seja passageiro.

Paulo Goulart acrescentou:

– Censura nunca mais! É só o que posso dizer. É tão difícil falar sobre isso quando vivemos problemas sociais tão grandes.

Segundo a diretora do setor jurídico da Rede Globo, Simone Lahorgue Nunes, a emissora entrará hoje de manhã com um recurso de agravo regimental para que seja suspensa a liminar do Juizado da Infância e Juventude do Rio.

Numa nota assinada por dom Augusto Zini Filho, bispo auxiliar e moderador da Cúria Metropolitana, a Arquidiocese do Rio informou que a decisão de não autorizar a gravação em qualquer igreja existente em seu território foi tomada porque ‘os valores apresentados na novela são contraditórios aos valores da família e ao comportamento moral, entre outros, além de ferir a moral cristã, a família e a doutrina da igreja’.

A íntegra da nota da ARTV, copyright O Globo, 16/11/00

Texto do manifesto da Associação de Roteiristas de Televisão e Outros Veículos (ARTV), que está convocando a sociedade para participar hoje de um protesto no Planetário da Gávea, a partir das 17h:

‘A associação de Roteiristas de Televisão e Outros Veículos tem como princípio fundador a liberdade de expressão. Não aceita, por conseguinte, qualquer limitação, interferência ou censura às manifestações artísticas culturais e aos órgãos de comunicação, seja a que título for. Medidas recentementes tomadas contra os programas de televisão, especificamente a novela ‘‘LAÇOS DE FAMÍLIA’’, constituem-se em agressão ao direito não só dos artistas e técnicos envolvidos, como da emissora e principalmente do público, impedindo de livremente decidir ao que assistir, nos horários que melhor lhe convenham. Assim sendo, a ARTV manifesta irrestrita solidariedade aos colegas atingidos e repudia a tentativa de reinstalação no país de um aparelho censório, conceitual e institucional, similar àquele de triste memória que vigorou na ditadura militar’."

"Manoel Carlos considera mudança de horário de novela", copyright Babado, 16/11/00

"O autor Manoel Carlos é a favor da auto-regulamentação e da mudança de horário da novela LAÇOS DE FAMÍLIA, na Globo. Em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje, no Projac, ele reafirmou ser contra a censura.

-Não vejo problemas se a novela tiver de ser exibida às 21h porque normalmente ela entra no ar poucos minutos antes desse horário. Sou contra a censura e a favor da auto-regulamentação. Essa confusão deixou atores, diretores e autor sem comer e dormir.

As cenas do casamento de Edu (Reynaldo Gianecchinni) e Camila (Carolina Dieckman) já estão sendo regravadas no Projac em uma igreja cenográfica. A Cúria Metropolitana do Rio proibiu que igrejas católicas servissem de locação para a novela.

Segundo representantes da Igreja, LAÇOS DE FAMÍLIA fere os princípios da moral cristã."

Volta ao índice

Qualidade na TV – próximo texto

Qualidade na TV – texto anterior

Mande-nos seu comentário