Monday, 14 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Beatriz Coelho Silva

GLOBO & TELEMUNDO

"Globo fecha co-produção com a Rede Telemundo", copyright O Estado de S. Paulo, 06/04/02

"As vilãs Maria de Fátima e Odete Roitman e a honesta Raquel são os trunfos da Rede Globo para conquistar a América. Anteontem, a emissora apresentou o elenco do remake espanhol da novela Vale Tudo, que começa a ser gravado na próxima segunda-feira, em co-produção com a Rede Telemundo, braço hispânico da rede NBC.

É um projeto de US$ 10 milhões, divididos entre as duas redes. Demorou dois anos para ser concluído e cada uma dá o melhor de si: a estrutura de produção da Globo e o público potencial da Telemundo, 35 milhões de hispânicos que vivem nos Estados Unidos, população que cresce geometricamente em quantidade e poder aquisitivo.

A diretora-geral da TV Globo, Marluce Dias, comparou a sociedade com O Banquete, de Platão, em que o Homem comemora o reencontro de sua metade perdida. ?Essa parceria é a nossa outra parte?, disse. ?Ir para os Estados Unidos é nossa opção para crescer. No Brasil chegamos ao máximo, não há mais mercado para expansão.?

O presidente da Telemundo, Jimi MacNamara, confia tanto na experência global que abriu mão de opinar na produção. Prefere aproveitar uma qualidade pouco comum na televisão norte-americana ou mexicana, já que sua maior concorrente é a Televisa, que domina o mercado. ?Já fizemos associações com a Colômbia, Venezuela e o México, mas esta promete durar mais?, disse ele. ?Queremos fazer outros remakes de novelas que foram sucesso dubladas. Atualmente é O Clone, mas pensamos em refazer Dancing Days, Barriga de Aluguel ou O Rei do Gado.?

Para os 29 atores, a oportunidade de serem vistos nos Estados Unidos em uma produção cuidadosa é o principal atrativo de Vale Todo, título da versão espanhola. A mexicana Ana Cláudia Talacon, que será a Maria de Fátima, largou contrato com a Televisa apostando na visibilidade na terra do Tio Sam. Paulo Quevedo, que será seu amante, César, também. Ser vilão é outro motivo. ?Meu personagem foi disputado por muitos atores?, contou Quevedo, que se parece fisicamente com o ator Carlos Alberto Riccelli, o César original, mas tem aquele jeito de amante latino, realçado pela pesada maquiagem que usava no coquetel de apresentação do elenco.

Se os brasileiros assistirem a Vale Todo, estranharão o visual dos atores e os cenários, semelhantes aos das novelas do SBT (geralmente produções mexicanas) que da Globo. Natural, pois se é para conquistar esse público, é preciso encontrar o meio-termo ideal. É isso o que a Globo vai tentar a partir de segunda-feira."

 

TV PAGA

"TV paga discute fim dos canais exclusivos", copyright Folha de S. Paulo, 02/04/02

"Telecine na TVA, HBO na Net, financiamentos estatais, incenti vos fiscais para produção de mi nisséries e telefilmes nacionais e fim da competição entre duas operadoras de cabo numa mesma rua. Só isso pode salvar a TV paga brasileira da falência, avaliam analistas do setor, que acumula dez anos de prejuízos.

Essas propostas estão sendo dis cutidas por programadores e ope radores de TV paga desde a sema na passada, quando em uma reu nião na ABTA (Associação Brasi leira de Telecomunicações por Assinatura) decidiram contratar a consultoria da Accenture (ex-Ar thur Andersen) para estudar um novo modelo de negócio.

?É hora de rediscutir o modelo, que é de dez anos atrás. Do jeito que está não faz mais sentido. Qualquer indústria que acumula prejuízos acaba sendo inviável?, diz Alexandre Annenberg, dire tor-executivo da ABTA.

Para Annenberg, estão errados no modelo brasileiro o ?overbuil ding? (duas ou mais operadoras de cabo numa mesma rua, dispu tando meio a meio uma penetra ção de 40%), a falta de conteúdo nacional e a estratégia de canais exclusivos (por exemplo, os ca nais Telecine e SporTV só entram nas operadoras da Globo).

O trabalho da Accenture deverá ser concluído até o final do semes tre e irá envolver Anatel e BNDES. Nos próximos dias, a ABTA di vulga os números de 2001. O cres cimento deverá ser inferior a 2%.

OUTRO CANAL

Plástico

Marlene Mattos, empresária de Xuxa, já tem prontos dois contratos para Kléber, de ?Big Brother Brasil?. Em um deles, ele será dançarino do ?Planeta Xuxa?. No outro, será o boneco Bambam.

Lavada 1

A Globo venceu anteontem o SBT de ponta a ponta, como há muito não ocorria em um domingo. Em horário em que a emissora sempre perdia ou empatava, a F-1 rendeu 23 pontos a 12. O futebol massacrou o ?Domingo Legal? (30 a 16), que também perdeu para um ?Domingão do Faustão? pré-gravado, por 25 a 20.

Lavada 2

O ?Fantástico? venceu ?Casa dos Artistas? na Grande SP pela primeira vez em seis semanas (30 pontos a 26). ?BBB? bateu o SBT por 36 a 11. O último ?Sai de Baixo? venceu por 19 a 5.

Irado

Silvio Santos reclamou no ar do elenco de ?Casa 2?, da produção e até de Gugu Liberato _que encerrou o ?Domingo Legal? em baixa no Ibope. E anunciou uma ?Casa 3? com seis ?famosos? e seis fãs.

Pânico

A produção do ?TV Fama? foi convocada ontem, às 11h, para colocar um programa no ar às 13h, no lugar do ?A Casa É Sua?, de Sonia Abrão. De manhã, Elias Abrão, irmão de Sonia (contratada pelo SBT), anunciou que ela não iria mais apresentar o programa até sexta, como combinado. Mas acabou voltando atrás."