Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Curso para capacitação de ombudsman

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OUVIDORES

O grande desafio para os profissionais convidados a assumir a função de ombudsman ou ouvidor é encontrar cursos que os capacitem ao exercício da função. A Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) promove curso básico de 23 horas, em regime de imersão, em que oito experientes profissionais de ouvidoria e da área de defesa do consumidor repassam suas experiências aos que estão chegando a esta nova atividade.

Trata-se da quinta turma do Curso de Capacitação e Atualização Técnica de Ouvidores ? A ouvidoria nas empresas, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, em São Paulo. Oito experientes profissionais da iniciativa privada e da área pública falarão aos participantes do curso, que inclui parte conceitual, percepção do papel do ouvidor, direitos do consumidor, técnicas de gestão e relação de consumo e cidadania.

As aulas serão ministradas por Sueli Renberg, ombudsman (do fornecedor) do Grupo Pão de Açúcar, Edson Luiz Vismona, presidente da ABO, Oscar Manoel de Castro Ferreira, do Ibmec/Brasilconsult, e Stela Regina de Souza Fava, psicóloga e psicodramatista, além de Vera Lúcia Ramos, diretora da ABO e ex-ouvidora do Procon-SP, Júlia Clemente, também diretora da ABO e ex-ouvidora do Ipem-SP e Maria Inês Fornazaro.

Informações

Data: 5, 6 e 7 de dezembro; local: Braston Hotel, Rua Martins Fontes, 330, Consolação, São Paulo. Inscrições (R$ 1.200 com hospedagem, R$ 900 sem hospedagem) na página da ABO.

Endereço na web: <www.abonacional.org.br>