Tuesday, 23 de July de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1297

Cursos criam Fórum em São Paulo

UNIDADE PELA QUALIDADE

Victor Gentilli

A crise do jornalismo brasileiro e os problemas do ensino de jornalismo ganham um novo espaço de discussão. Em 22 de fevereiro foi criado o Fórum dos Cursos de Jornalismo, entidade que reúne estudantes, professores e profissionais de jornalismo.

A importância desse novo espaço é muito grande. O fato de ser uma entidade criada em São Paulo, o coração do sistema midiático brasileiro, sinaliza claramente que o desconforto com a realidade atual ganha mais uma alternativa de expressão e manifestação. Além disso, o fato de, já no nome, reunir cursos de Jornalismo mostra uma demarcação de campo e de foco extremamente saudável. Pode até estimular o surgimento de novas entidades em outras áreas ou profissões do campo das comunicações, mas esta trata especificamente de Jornalismo.

O novo Fórum tem sua primeira atividade programada para o final de março. Embora embrionária, a entidade foi recebida com bons olhos em São Paulo e no resto do país. Todos os sinais mostram que irá somar-se a outras da mesma linhagem. Falando claramente: o Fórum dos Cursos de Jornalismo tende a estimular mais ainda a participação de professores paulistas no V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, que se realizará de 28 a 30 de abril, em Porto Alegre. Eis um tipo de emulação em que todos saem ganhando.

Veja abaixo o documento formal de criação da entidade. Os demais textos produzidos pelo Fórum serão divulgados regularmente por este Observatório. Clique em Próximo Texto, no pé desta página, para ler a entrevista com o professor Hamilton Octávio de Souza, que participou da constituição do Fórum.

DOCUMENTO

Foi criado em São Paulo, no último dia 22 de fevereiro, o Fórum dos Cursos de Jornalismo com o objetivo de reunir estudantes, professores e profissionais da imprensa para a análise das questões fundamentais do ensino e do exercício profissional e a defesa dos valores e princípios que devem nortear a formação e o trabalho do jornalista na sociedade contemporânea.

Inicialmente composto por uma comissão organizadora formada por docentes e dirigentes acadêmicos da PUC-SP, da Universidade Metodista de São Paulo, da Escola de Comunicações e Artes da USP, da Cásper Líbero e da Anhembi-Morumbi, o Fórum pretende realizar seu primeiro encontro em data e local ainda sujeitos a confirmação.

O evento terá como tema "Cursos de jornalismo avaliam o mercado". A partir dele, pretende-se discutir a crise da empresa jornalística e o mercado de trabalho, a desnacionalização das comunicações, a formação de nível superior e os sistemas de avaliação das escolas de jornalismo e a democratização da Comunicação na sociedade brasileira.

Adesões ao Fórum e maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail <forumjornalismo@uol.com.br>