Sunday, 25 de February de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1276

Daniel Castro

AUDIÊNCIA E MERCADO

"Maior ibope de 2001 foi de novela de 2000", copyright Folha de S. Paulo, 28/12/01

"O programa de maior média de audiência na TV brasileira em 2001 foi uma atração do ano passado, ?Laços de Família?. Em 2001, a novela ficou no ar durante apenas um mês, em janeiro, com média de 50 pontos no Ibope. Naquele mês, de cada dez televisores ligados, sete estavam sintonizados na novela, que estava no auge da popularidade. Seu último capítulo registrou 59 pontos de média.

Depois de ?Laços?, o ranking traz as também novelas das oito ?Porto dos Milagres? (44 pontos) e ?O Clone? (42). Os números, tabulados pela Globo a partir de dados do Ibope, são de janeiro a novembro, de São Paulo e Rio, o que os aproximam da média nacional.

Nesse levantamento, o programa ?sensação? do ano, ?Casa dos Artistas?, aparece apenas na 19? posição, com 24 pontos de média. Isso ocorre porque a boa audiência das edições dominicais da atração foram diluídas pelas versões diárias, que eram curtas. Além disso, o ranking considera o ibope do Rio -onde o SBT tem menos audiência- e não inclui dezembro, quando ?Casa?, no último episódio, atingiu média de 47 pontos, recorde do SBT.

A novela ?Uga Uga?, que também acabou em janeiro, ficou em quarto lugar entre os mais vistos, com 39 pontos, à frente do ?Jornal Nacional?, com 38 pontos de média, em quinto. ?No Limite? (o 2? mais parte do 3?, com 35 pontos) e ?Um Anjo Caiu do Céu? (34) vêm em seguida."

***

"SBT deve pôr ?Popstars? para combater Raul Gil", copyright Folha de S. Paulo, 26/12/01

"Deve estrear no SBT em 23 de fevereiro, um sábado, o programa ?Popstars?, mistura de ?reality show? com documentário sobre os bastidores de uma banda pop.

A atração, uma co-produção do SBT com a RGB (ligada ao grupo Disney), deverá ocupar os horários do ?Programa Livre? e ?Canta & Dança?. Terá a missão de vencer no Ibope o ?Programa Raul Gil?, da Record, líder de audiência nas tardes de sábado.

?Popstars? fez relativo sucesso na Argentina e na Austrália. A versão brasileira deverá durar cinco meses. Integrantes da primeira edição de ?Casa dos Artistas? deverão ser os apresentadores. O programa também terá versões diárias curtas.

A atração vai mostrar todo o processo de formação de uma banda feminina. O SBT vai mobilizar suas afiliadas no processo inicial de seleção. Nessa primeira etapa, as candidatas terão que provar, por exemplo, que sabem cantar e falar inglês.

Na segunda fase, em São Paulo, cerca de 60 selecionadas concorrerão a uma das cinco vagas da banda. Elas terão aulas de canto, ginástica e até de etiqueta. O público vai definir as vencedoras."

"TVs esperam crescimento em 2002", copyright O Estado de S. Paulo, 26/12/01

"O clima de incerteza que cerca as perspectivas de faturamento das TVs em 2002 fizeram as emissoras apertarem o cinto antecipadamente.

Pela primeira vez, os diretores das redes traçaram um planejamento de gastos mais enxuto para o ano seguinte, pois não têm noção do que irá acontecer com a economia brasileira.

Os mais otimistas acreditam que a realização da Copa do Mundo, as eleições e o crescimento do agrobusiness devem fazer com que em 2002 a economia do País comece dar sinais de recuperação.

A aprovação da entrada do capital estrangeiro nos veículos de comunicação também parece acenar como uma boa notícia para engordar o faturamento das redes.

Se isso acontecer, os mesmos otimistas apostam que os investimentos publicitários em TV podem crescer de 2% a de 5% em 2002.

Tal crescimento parece pequeno, mas é muito se comparado aos números alcançados em 2001.

A maioria das emissoras amargou uma grande retração publicitária neste ano, tendo de rever seus investimentos e de enxugar gastos na produção de atrações.

Só na Globo, o faturamento com publicidade no primeiro semestre caiu cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. No mercado em geral, a queda de anúncios em relação a 2000 foi de 8% no primeiro trimestre, mas 8% no segundo trimestre.

Os vilões, na maioria dos casos, foram a alta dólar, a crise na Argentina, a quebra das empresas ponto.com, os atentados terroristas nos Estados Unidos, entre outros.

Com tantas surpresas ruins em um único ano, fica difícil não acreditar que 2002 será melhor . Pelo menos é isso que as TVs esperam."

***

"Record continua interessada na Copa do Mundo", copyright O Estado de S. Paulo, 25/12/01

"Após acertar uma parceria com a empresa de marketing esportivo Traffic, a emissora do bispo Macedo passou a olhar com outros olhos para o futebol e insiste em ter a Copa entre as suas transmissões esportivas.

Um dos pontos de impasse para a Record ter a Copa é o preço que a Globo está cobrando pelo evento. Proprietária exclusiva dos direitos de transmissão do campeonato, a emissora dos Marinhos pensa em repassar a Copa pela bagatela de US$ 60 milhões.

No mês passado, a Globo chegou a prometer um desconto de 40% em cima desse valor para poder desencalhar o evento, pelo qual pagou US$ 120 milhões.

Mesmo com o desconto, a Record ainda não fechou negócio. Fontes ligadas à direção da emissora garantem que o canal pretende pagar bem menos pelo Copa e deixará a data do evento se aproximar para fazer uma última proposta.

A prova de que a Record está interessada na Copa é o crescimento do departamento esportivo da emissora.

Após a contratação do jornalista esportivo Milton Neves, em novembro, a emissora está de olho em Jorge Kajuru, da RedeTV!, e em Fernando Vanucci, da Bandeirantes.

Ambos já foram vistos pelos corredores da emissora negociando seus passes, mas, até agora, não há nada acertado para suas contrataç&otildotilde;es.

Além da Copa, a Record transmitirá em 2002 o Campeonato Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil, entre outros eventos esportivos.

SPOT

Após muita negociação, Cazé Pecini vai voltar para a MTV. O apresentador deve retomar a função de VJ na TV musical e ganhar um game show já em março, junto com a estréia da nova programação do canal."