REALITY SHOWS
"MTV estuda versão nacional de ?Osbournes?", copyright Folha de S. Paulo, 17/05/02
"Maior audiência da MTV do Brasil neste ano, o ?reality show? ?Os Osbournes?, da MTV norte-americana, poderá ganhar uma edição brasileira. O assunto já está sendo discutido em reuniões da cúpula da emissora.
?A gente tem especulado bastante sobre isso, mas ainda não falamos com nenhum artista e não sabemos se iremos fazer neste ou no próximo ano?, diz Zico Goes, diretor de programação da MTV.
Segundo Goes, a emissora tem recebido muitos pedidos de telespectadores com sugestões de nomes. Os mais cotados são as famílias de Rita Lee, Baby do Brasil, Branco Mello (Titãs), João Gordo e Tony Bellotto/Malu Mader.
Na série americana (que bateu recorde de audiência de estréias da MTV dos EUA), uma parafernália com até 20 câmeras acompanha o cotidiano da família do roqueiro Ozzy Osbourne. O programa, em dez episódios, virou mania nos Estados Unidos e reergueu a carreira de Osbourne.
Exibido no Brasil desde o último dia 7, às terças, quartas e quin>tas às 23h30, ?Os Osbournes? atingiu na última quinta média de 2 pontos no Ibope, entre o público das classes AB de 15 a 29 anos. Na MTV, só ?Meninas Veneno? ha>via alcançado essa marca em 2002. No dia 26, todos os episódios serão reprisados na sequên cia. A segunda edição do programa americano, que ainda está em negociação, também será exibida pela MTV brasileira.
OUTRO CANAL
Torcida 1
Vice-presidente das Organizações Globo, Evandro Guimarães teve audiência anteontem com o ministro das Comunicações, Juarez Quadros. A Globo torce para que o governo edite portaria a obrigando a transmitir a Copa do Mundo em sinal aberto via satélite, permitindo a recepção por antenas parabólicas.
Torcida 2
A portaria serviria de desculpa para a Globo descumprir regra do contrato com a Fifa, que impede a emissora de abrir o sinal para parabólicas (são entre 7 milhões e 10 milhões no país). No encontro no ministério, no entanto, nada ficou definido.
Alvíssaras
Guel Arraes bateu o pé e conseguiu impedir que ?A Grande Família?, de seu núcleo, saia do ar durante ?Big Brother Brasil 2?, na Globo. Quem dança, a partir da semana que vem, é ?Linha Direta?, que está completando três anos.
Âncora
Ex-?Linha Direta?, Marcelo Rezende estréia dia 17 de junho na Rede TV!. Irá apresentar o ?Jornal da TV? (21h).
Cenário
O ministro Pedro Malan (Fazenda) confirmou ontem de manhã: será entrevistado no próximo ?Roda Viva?, da Cultura.
Timão
A final da Copa do Brasil, anteontem, deu 48 pontos de média na Globo (9 na Record). Foi a maior audiência do futebol na TV no ano. ?O Clone? e ?BBB 2? também deram 48 pontos."
***
"Público de ?Casa 2? envelhece e cai até 18%,", copyright Folha de S. Paulo, 18/05/02
"?Casa dos Artistas 2? chega ao final amanhã com uma queda de 177,8 mil telespectadores na média diária das edições de segunda a sábado e de 250,4 mil nas edições de domingo em relação à primeira versão do programa do SBT. A queda foi de 18% durante a semana e de 14% aos domingos. Os dados, do Ibope, referem-se apenas à Grande São Paulo.
Sem o glamour da primeira edição, a final de ?Casa 2? deverá durar no máximo três horas -no último dia, ?Casa 1? ficou quase quatro horas no ar.
Apesar da queda de até 18%, o SBT avalia que os números não são tão ruins. Até a semana passada, ?Casa 2? registrava média de 18 pontos (831,4 mil telespectadores, em média, por dia), de segunda a sábado, e 33 (1,548 milhão) aos domingos. A primeira edição teve, respectivamente, 23 pontos (1,009 milhão) e 40 (1,798 milhão). Nas últimas semanas, ?Casa 2? chegou a marcar apenas 12 pontos (anteontem, por exemplo), mas essa queda foi compensada pela boa audiência registrada no início do programa.
O perfil do público do ?reality show? mudou e está mais adulto. A participação de crianças de 4 a 11 anos, que era de 17% na primeira edição, caiu para 14%. Adolescentes de 12 a 17 anos eram 16% e agora são 15%. Pessoas de 25 a 34 anos representavam 19% em ?Casa 1? _agora são 17%. Já a participação de quem tem entre 35 e 49 anos cresceu de 21% para 24%.
OUTRO CANAL
Atrito
O Ministério da Justiça classificou ?Big Brother Brasil 2?, em despacho publicado ontem, como programa impróprio para menores de 14 anos (21h), por conter ?temática adolescente e conflitos psicológicos atenuados?. Isso joga água na estratégia de exibir trechos no ?Domingão do Faustão?. O primeiro era livre.
Off
Além do ?Linha Direta?, a Copa do Mundo fará outra vítima: o ?Mais Você? também sai do ar durante o evento. Isso porque a Globo vai exibir todos os 56 jogos possíveis. Serão enviados 96 profissionais à Coréia e ao Japão _em 98, foram 150 para a França.
Bolinha
A Record vendeu fácil, para Embratel e Banco do Brasil, duas cotas de patrocínio do torneio de tênis de Roland Garros, do qual promete exibir na íntegra e ao vivo apenas as semifinais e finais, com ou sem Guga. Mas não consegue arrumar patrocinador nem para programas especiais sobre a Copa do Mundo.
Ladeira
A Net Serviços de Comunicações S.A., ex-Globo Cabo, continua perdendo clientes. Encerrou o primeiro trimestre deste ano com 1,399 milhão de assinantes, 2,1% a menos do que no final de 2001 (1,428 milhão). O prejuízo foi de R$ 83,3 milhões.
Registro
Com o ?Datena Repórter Cidadão?, a Rede TV! atingiu pico de 13 pontos anteontem, recorde da emissora."
***
"SBT dá férias a ?Casa dos Artistas? em agosto", copyright Folha de S. Paulo, 13/05/02
"Sensação da TV no ano passado, ?Casa dos Artistas?, do SBT, vai ficar fora do ar durante pelo menos três meses. Uma semana após a final da terceira edição do programa, o SBT coloca no ar, em 4 de agosto, outro ?reality show?, ?Ilha da Sedução?, produção da Fox orçada em US$ 3 milhões.
Ainda não está confirmada uma quarta ?Casa dos Artistas?. Mas, se ocorrer, será após novembro.
Durante 13 semanas, até 27 de outubro, o SBT irá exibir o ?Show do Milhão? no horário hoje ocupado por ?Casa dos Artistas?. No horário atual do ?Show do Milhão?, por volta das 22h30 de domingo, entrará ?Ilha da Sedução?.
O programa irá testar a fidelidade de quatro casais (não casados, mas com relação estável há pelo menos um ano e meio) em resorts da República Dominicana. No país, homens e mulheres serão separados e irão conviver, durante duas semanas, com 13 solteiras e 13 solteiros, todos jovens e brasileiros. Não há prêmio. As gravações começam no final do mês.
O plano comercial de ?Ilha da Sedução? chegou na semana passada às agências de publicidade. Oferece quatro cotas nacionais de patrocínio por R$ 2,4 milhões cada. Propõe merchandising em festas por R$ 170 mil. Merchandisings serão também uma forma de reduzir despesas. As cerca de cem pessoas da produção começaram a viajar na semana passada pela Copa Airlines, que ofereceu desconto em troca de créditos.
OUTRO CANAL
Cabeça 1
Nos bastidores do SBT, Silvio Santos já tem demonstrado preocupação com audiência do ?Falando Francamente?, de Sonia Abrão, que estreou na semana passada. O ibope da atração está abaixo do que o dono da emissora esperava.
Cabeça 2
O programa vespertino, que mistura fofoca com noticiário policial, oscilou na semana passada entre 5 e 8 pontos no Ibope. Na semana anterior, a média do horário, com filmes e novelas, foi de 7 pontos. Na sexta, o ?Falando Francamente? perdeu para o ?Canal Aberto?, da Rede TV!, por 6 pontos a 5 na Grande São Paulo (dados preliminares). A meta do SBT é atingir 10 pontos.
Barriga
A TV Cultura adiou novamente a estréia do infantil ?Ilha Rá-Tim-Bum?, inicialmente prevista para março. O programa não entra mais no ar neste mês. A nova data deverá ser definida hoje.
Estresse
Bastou apenas uma semana para José Luiz Datena já causar estresse na Rede TV!. No ar, ele reclamou de falhas técnicas e de João Kléber, que avançou no horário do ?Repórter Cidadão?. O motivo da irritação de Datena é o ibope: nas quatro primeiras edições, seu programa só ganhou uma vez do ?Cidade Alerta?, que ele apresentava na Record."
"MTV Brasil fecha por R$ 310.000 1? cota de patrocínio dos Osbournes", copyright Cidade Biz, 17/5/02
"A MTV Brasil fechou a primeira cota de patrocínio do show da vida Os Osbournes, que transmite no país desde o dia 7. Sucesso absoluto lá fora, o reality show alçou o antigo líder do Black Sabbath à categoria de queridinho da América e impulsionou as vendas do departamento da MTV americana.
Aqui, segundo a assessoria da emissora, a Ford pagou R$ 310.000 pela cota, uma das quatro colocadas à disposição do mercado. O patrocínio da montadora tem início na próxima terça-feira, dia 21, e fica no ar até o fim do programa, dia 30. A MTV Brasil ainda não acertou com a matriz americana a compra das outras duas temporadas da atração, pelas quais a família Osbourne recebeu US$ 20 milhões.
Pela primeira temporada, o clã recebeu apenas US$ 200.000, o que demonstra o enorme sucesso em que se converteu a série. Os Osbournes poderão ganhar ainda mais, por conta de merchandising e outras ações de marketing do programa. E todo mundo quer ganhar em cima: a Sony prepara CD da atração.
Lá fora, uma inserção de apenas 30 segundos nos intervalos do show da vida já custa US$ 100.000. O preço é recorde para uma serie de um canal a cabo não esportivo. Antes da serie entrar no ar, as inserções valiam de US$ 10.000 a US$ 15.000. Aqui, uma inserção de 30 segundos no horário, que tem média de 2 pontos de audiência, custa R$ 5.000.
Os Osbournes vão ao ar de terça a quinta, às 23h00, e aos domingos às 17h00."
"?BBB 2? estréia e muda grade da Globo", copyright Folha de S. Paulo, 14/05/02
"A segunda versão de ?Big Brother Brasil? estréia hoje, às 22h50, na Globo. Para dar lugar ao ?reality show? na programação, a rede tira do ar duas atrações do núcleo do diretor Guel Arraes: ?Brava Gente? e ?A Grande Família?.
?BBB? deve durar pouco mais de dois meses, terminando em meados de julho. Depois, os dois programas podem voltar a passar, mas logo terão de sair novamente do ar, para dar lugar ao horário eleitoral gratuito, que começa em 20 de agosto e termina no dia 3 de outubro.
Assim como na primeira versão, o ?reality show? vai ao ar diariamente. As principais edições são aos domingos, quando se definem os dois candidatos à eliminação, e às terças, episódio em que um deles é eliminado.
No domingo, ?BBB? vai ao ar após o ?Fantástico?. Durante a semana, depois da novela das oito. A única exceção é o horário de terça-feira: apostando no sucesso das piadas sobre a Copa, a Globo decidiu manter o ?Casseta & Planeta Urgente!? após ?O Clone?. Assim a eliminação de ?BBB 2? será exibida após o semanal humorístico.
?Os Normais?, também do núcleo de Guel Arraes, foi poupado graças aos bons resultados no Ibope. Mas, enquanto ?Big Brother 2? estiver no ar, o seriado muda da sexta -quando o ?reality show? tem uma duração um pouco maior- para a quarta-feira, ficando no horário normalmente reservado ao futebol.
O esquema de ?BBB 2? é semelhante ao do primeiro. Os 12 participantes disputarão um prêmio de R$ 500 mil. A direção continua com Boninho, e a apresentação, com Pedro Bial. E agora Marisa Orth, assim como os programas de Guel Arraes, sumiu de vez."
"AOL tira do UOL os shows da vida e a audiência do SBT", copyright Comunique-se, 15/5/02
"A AOL tirou o UOL de campo e fechou com o SBT um acordo de exclusividade para a internet de todos os reality shows da emissora: Casa dos Artistas 3, Popstars e Ilha da Sedução. Para cada programa será construído um site com informações completas e ferramentas para que os usuários interajam com as atrações.
Com a parceria, a AOL incrementa sua audiência – a transmissão via web de Casa dos Artistas 2 chegou a tirar do ar o UOL, tamho o tráfego que gerou – e procura conquistar novos assinantes. Afinal, acesso aos hot sites dos shows da vida todos terão, mas as câmeras 24 horas serão abertas apenas para os clientes do provedor.
Os assinantes da AOL poderão assistir ao sinal das câmeras ao vivo, participar de bate-papos com as garotas e terão conteúdo exclusivo em Popstars. Além disso, poderão rever a qualquer momento os capítulos compactos de Casa 3, participar de promoções e concursos com premiações exclusivas.
A partir da próxima semana, todos os internautas poderão acessar o portal para saber as últimas notícias, participar de votações e obter informações. Uma equipe especialmente destacada pela AOL irá abastecer o conteúdo de cada uma das áreas especiais."