Friday, 20 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1306

Dissidência calada

TELETIPO

A ordem da corte libanesa de mídia de fechar a Murr Television (MTV) e sua rádio afiliada Mont-Liban foi alvo de críticas dos Repórteres Sem Fronteiras [21/10/02]. Robert Ménard, secretário-geral dos RSF, disse que a decisão tem "clara intenção de amordaçar a mídia de oposição". Para justificar o fechamento, executado com violência pela polícia, foi usada lei eleitoral que proíbe propaganda política sem autorização em período eleitoral. Neste caso o pleito em questão foi a tensa votação ocorrida em junho na cidade de Metn, ao norte da capital, Beirute. Os RSF ressaltam que este item da legislação nunca havia sido aplicado. Outro problema que gerou o desagrado do governo foram as críticas dos dois veículos de comunicação à vizinha Síria.

Tribunal militar da Libéria considerou que o jornalista Hassan Bility, editor do semanário independente Analyst, é um prisioneiro de guerra, e não comum. Ele foi preso sob acusação de tramar atentado contra o presidente Charles Taylor, e, desde então, não se sabe seu paradeiro. Não foi explicado pelo governo, no entanto, como se chegou à conclusão de que ele seria prisioneiro de guerra, dado que não estava em zona de guerra. Organizações de defesa dos direitos humanos denunciam que, além de Bility, outras 10 pessoas da tribo mandingo foram acusadas de colaborar com rebeldes que tentam derrubar Taylor. O presidente foi eleito em 1997, ano em que acabou sangrenta guerra civil de sete anos.

Operando desde Hong Kong para burlar leis de radiodifusão, a Star TV, de Rupert Murdoch, está entre as maiores companhias de TV por satélite da Índia. Agora, pediu autorização para transmitir de dentro do país, fato inédito para empresas estrangeiras. O governo ainda não liberou a mudança, mas, caso se concretize, há planos para que seja lançado novo canal de notícias, o Star News. Deste modo, Murdoch espera fincar definitivamente sua bandeira no mercado mais promissor do Oriente. Um dos canais da Star TV, Star Plus, é o mais assistido da TV paga ? em grande parte por causa de sua versão do Show do Milhão. Contudo, sempre teve de concorrer com duas operadoras locais, Zee e Aaj Tak, que transmitem de dentro do país, o que é muito mais barato. Este ano foi o primeiro em que a Star TV deu lucro, segundo a BBC News [23/10/02].

Acusado de espionagem, o repórter Firas Majali foi condenado à morte por um tribunal do Catar. Majali ? que trabalha na TV estatal do Catar e é filho do ex-ministro da Informação da Jordânia ? foi acusado em setembro de ter passado informações militares do Catar para o serviço de inteligência do outro país. Segundo a AP [22/10/02], os dois Estados vivem um clima de tensão desde agosto, quando a Jordânia retirou seu embaixador do Catar em resposta ao programa da TV al-Jazira que teria desrespeitado a família real.