LULA, DOUTOR HONORIS CAUSA
Victor Gentilli
Os jornais deram com discrição. Tanto melhor. A Universidade Federal da Bahia aprovou por unanimidade do seu Conselho Universitário a proposta de conceder o título de "Doutor Honoris Causa" ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A Universidade Federal de Pernambuco atrasou-se. O processo já está bem adiantado, mas o Conselho ainda não votou a proposta.
Já circulam e-mails, a maioria de petistas, recomendando que o homenageado recuse a homenagem. Penso que as mensagens têm razão de ser e fazem sentido. Lula detém todos os atributos necessários para exercer a presidência da República. Se a falta de título não constituiu empecilho para sua eleição, não o será para o exercício da presidência.
Um título destes, que Fernando Henrique colecionou, obtendo a concessão em várias universidades de todo o mundo, na verdade reforça o preconceito que se deseja combater. É como se decidíssemos, já que Lula não tem títulos, que vamos fornecê-los. Certamente o bonito diploma de "Doutor Honoris Causa" vai ficar bacana no curriculum vitae de Lula. Ocorre que nem Lula nem a sociedade brasileira estão preocupados com o currículo de Lula. O que importa, e sempre importou, é a biografia de Lula, e esta, sim, honra o Brasil e todos os brasileiros.
Aliás, desconhecem-se as motivações que levaram estas universidades a ousar encaminhar aos seus conselhos superiores estas propostas. A possibilidade de um outro vício estar sendo alimentado, além do preconceito, é bastante plausível. Diante da situação de absoluto descaso em que estão metidas as instituições federais de ensino, quem sabe afagando o mandatário as coisas melhoram um pouco. Isto tem nome: chama-se fisiologismo, clientelismo ou, para usar a expressão correta, "puxa-saquismo".
Se os jornais foram discretos ao noticiar agora, a solenidade de entrega do título vai ter toda a mídia e todo o destaque. Nada mais espetacular para as TVs do que Lula de toga recebendo o título de doutor que as injustiças de nossa sociedade impediram que ele obtivesse, como direito de todo cidadão. Até Fernando Henrique ganhou destaque em algumas dessas ocasiões, o que, convenhamos, é bem menos midiático.
A Universidade Federal da Bahia é useira e vezeira neste tipo de homenagem. Caetano Veloso já recebeu um título desses, literalmente, em cima de um trio elétrico.
Lula tem coisas muito mais sérias para cuidar.