Monday, 17 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Guerra encobre Fórum da Água

NHK vs. CNN

Carlos Tautz (*)

Estou em Quioto, no Japão, cobrindo o Fórum Mundial da Água ? que foi totalmente obscurecido pela invasão do Iraque. Aqui no centro de imprensa temos dois telões conectados 24 horas por dia nas noticias da guerra. Um deles transmite a CNN e o outro, a NHK, uma grande rede de TV do Japão. Surpreendentemente, a japonesa tem mais infra-estrutura no teatro de operações e está dando um banho de informação.

A CNN obviamente tem vários repórteres nos países que de alguma forma estão envolvidos no conflito. Mas a NHK está mais factual, atualizada e interessante ? mesmo para quem não entende patavina de japonês, como eu.

A NHK tem pelo menos uma equipe em Bagdá mostrando a vida dos iraquianos, a movimentação de tanques nas ruas e os bombardeios. Aqui, assistindo aos dois telões simultaneamente, ficou evidente que a CNN se prendeu às fontes oficiais ? acho que nem interessa a ela ouvir outras fontes.

A propósito, saiu matéria na Wired Magazine mostrando que o número de acessos ao sítio do The Guardian, de Londres, aumentou nas últimas semanas, e que mais da metade dos internautas estão baseados nas Américas. Para The Guardian, que abre um bom espaço para a esquerda inglesa, isso é sinal de que o publico americano está insatisfeito com a mídia de seu pais e busca fontes diferentes de informação.

(*) Jornalista especializado em meio ambiente