Friday, 11 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Laura Mattos

REALITY SHOWS

"?Hipertensão? será teste decisivo na Globo", copyright Folha de S. Paulo, 13/04/02

"A cúpula da Globo está agora com o seguinte raciocínio: se ?Hipertensão? -que estréia amanhã- for bem no Ibope, não haverá mais dúvida de que a programação deve mesmo concentrar esforços nos ?reality shows?.

O programa vai ao ar às 22h30, após o ?Fantástico?, no lugar antes ocupado por ?Big Brother Brasil?. Serão quatro episódios, sempre aos domingos, até a estréia da segunda edição de ?BBB?.

O novo ?reality? é a versão brasileira de ?Fear Factory?, da Endemol (produtora holandesa criadora de ?Big Brother?).

Trata-se de uma gincana entre três homens e três mulheres -todos com o ?padrão Globo de beleza?-, que pagam micos para faturar R$ 50 mil. Os participantes terão, por exemplo, de comer bichos estranhos e saltar de lugares altos. A idéia é mostrar a cara de pavor e explorar a sensação de medo. O comando do ?show de horror? fica com Zeca Camargo.

??Hipertensão? será um teste muito importante para a Globo. Vai ser interessante ver como a audiência reagirá a esse novo formato de ?reality show??, diz Boninho, diretor da atração.

Depois da bem-sucedida experiência com ?Big Brother?, Boninho acredita que ?Hipertensão? possa funcionar também como um preparo para a estréia de ?BBB 2?. A segunda versão do programa teria a vantagem de pegar o horário já com uma boa audiência, diferente de ?BBB 1?, que entrou no ar com o ibope completamente derrubado pela ?Casa dos Artistas?, do SBT.

Boninho e sua equipe tiveram de produzir ?Hipertensão? às pressas, ao mesmo tempo em que finalizavam ?Big Brother 1? e preparavam a segunda edição.

A vantagem é que a seleção dos concorrentes do ?reality? do medo não é tão complicada como a de ?BBB?. ?Para nós não importa muito o perfil dos candidatos, mas as sensações que eles passarão durante as provas?, diz.

Além disso, a atração tem produção simples. Emplacando, dará à Globo a possibilidade de sempre intercalar ?reality shows? mais complexos, como ?BBB? e ?No Limite?, com esse tipo de game. Será pânico de verdade na TV."

 

"Globo põe novo ?reality show? no ar", copyright Folha de S. Paulo, 14/04/02

"Hoje, depois do ?Fantástico?, a TV Globo estréia o ?reality show? ?Hipertensão?, um programa que promete fazer seus participantes passarem por maus pedaços a cada domingo.

Semanalmente, três homens e três mulheres enfrentarão desafios concorrendo a um prêmio de R$ 50 mil. Para ganhar, eles terão de realizar três tarefas (as duas primeiras são eliminatórias) que testam os limites de cada um. As missões podem exigir saltos de grandes alturas, controle da respiração ou ingestão de refeições pouco apetitosas.

Segundo J.B. de Oliveira, que dirige a atração com Carlos Magalhães, o diferencial do programa é que o foco não está no competidor, mas no que ele sente. ?É um jogo de provas individuais em que o participante só depende dele mesmo para ganhar. E não é nada fácil?, diz. O programa é uma adpatação do ?Fear Factor?, produzido pela empresa holandesa Endemol.

Como ?No Limite?, ?Hipertensão? é apresentado por Zeca Camargo. O primeiro programa foi gravado em Angra dos Reis e em Petrópolis. Cerca de cem profissionais estão envolvidos na produção para garantir a segurança dos concorrentes."