Wednesday, 09 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

Liderança com "atitude"

FOX NEWS

Pelo terceiro mês seguido, a Fox News derrotou a CNN em março ? triunfo extraordinário para um canal antes caracterizado como nicho de "broncos direitistas", nas palavras de Peter Johnson [USA Today, 4/4/02]. O estilo irreverente de apresentar notícias e o alinhamento explícito a um ponto de vista a destacam da sobriedade dos rivais. "Podemos dar notícias com tempero. Esta é a Fox, afinal", diz o âncora Shepard Smith, que já se referiu no ar ao americano-talibã John Walker Lindh como "Jihad Johnny", algo impensável em outras emissoras.

Na Fox, no entanto, este tipo de notícia com "atitude" é encorajada, e pode mudar a maneira como os americanos vêem os noticiários, acredita o vice-presidente da ABC News, Paul Friedman. Segundo ele, a rede faz o que os jornais britânicos fazem há anos: tomar uma posição política definida, o que seria uma maneira de se distinguir do resto e atrair uma audiência cada vez mais dividida.

Carl Gottlieb, do Projeto de Excelência em Jornalismo, afirma que não há sinal de que os canais abertos vão adotar o estilo Fox tão cedo. Gottlieb prevê que se isto acontecer, provavelmente será entre noticiários locais competitivos. É preciso lembrar que os programas da Fox têm um público de 666 mil pessoas e os da CNN, 546 mil; em comparação, os telejornais noturnos da três principais redes abertas atraem juntos 30 milhões por dia. Ainda que a Fox tenha crescido numa velocidade impressionante, a CNN segue líder de faturamento publicitário: no ano passado, arrecadou US$ 250 milhões em anúncios, e sua rival, US$ 120 milhões.