Friday, 14 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Nova revista para os jovens

VIRAÇÃO

[Do release da redação da revista Viração]

E aí, vai virar? Viração é o ventinho fresco de final de tarde na praia. É algo que dá certo e "rola". É o jeito também de sobreviver no mundo das ruas. Para ser fórum de debates, ajudar na mudança de idéias, mentalidade e comportamento é que lançamos esta revista no mês de março.

O diferencial é simples: tratamos o jovem como cidadão, e não como consumidor. O adolescente não será mais um simples leitor. Pelo contrário: vai poder participar intensamente, com sugestões, opiniões e, ainda, colaborando na confecção de reportagens e entrevistas. Estamos formando, inclusive, nosso Conselho Editorial Jovem, que ajudará a avaliar a linguagem e pautas da revista. E mais: uma vez por mês se reunirá também para fazer leitura crítica da comunicação, discutir sobre a realidade brasileira e mundial.

Viração é direcionada aos adolescentes com faixa etária entre 14 e 18 anos. Nosso principal alvo são os jovens de escola pública. Mas isso não impede que seja lida por adolescentes de todas as classes sociais. Será distribuída por assinaturas individuais ou coletivas, pagas e/ou patrocinadas às escolas estaduais, municipais, particulares, movimentos sociais e Ongs que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A revista é editada por uma equipe de jornalistas e pedagogos, sob a direção de Paulo Pereira Lima, que, no ano passado, foi reconhecido como Jornalista Amigo da Criança ? título concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) a profissionais de comunicação que se destacam por priorizar assuntos relacionados à criança e ao adolescente. Viração conta com o apoio institucional do Unicef e da Andi.

Viração não tem fins lucrativos. Segundo contrato assinado com a Editora Alô Mundo, a revista terá apoio jurídico durante um ano. A Editora Alô Mundo produz há 30 anos a Revista Sem Fronteiras. Os proprietários são os missionários Combonianos, grupo religioso que atua há 50 anos no Brasil. A revista Viração, no entanto, não terá nenhum vínculo religioso nem apoio econômico do grupo. Por isso, estamos lançando uma campanha para arrecadar fundos e identificar parcerias financeiras para viabilizar o projeto.

As reportagens e seções são sobre a realidade do Brasil e de outros países, os direitos do jovem cidadão, a defesa dos direitos humanos, a educação para paz e solidariedade entre os povos. A pauta é sintonizada com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e trata de ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, educação sexual e trabalho e consumo.

Outro destaque da revista é a parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), responsável pelo projeto Educom.radio, em vigor desde 2001 e fruto de um contrato com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo. O principal objetivo é capacitar alunos e professores do ensino fundamental para o uso de práticas de educomunicação por meio do uso do rádio.

Sempre haverá páginas dedicadas a esse projeto. No número zero, por exemplo, a entrevista com o crítico literário Antônio Cândido foi feita pelos estudantes de colégios municipais de São Paulo, participantes do Educom. Já foram capacitadas 121 escolas e, nessa fase, outras 64. A revista Viração será distribuída em todas elas.

Na primeira edição, publicada em março, com 10 mil exemplares de tiragem, a matéria de capa foi sobre o Acampamento da Juventude montado durante o 3? Fórum Social Mundial em Porto Alegre (RS). Outras matérias foram sobre a situação do povo iraquiano. Nesta, a autora, que viajou ao Iraque, conta como vive a população sob o peso do embargo econômico dos Estados Unidos e da (à época) iminência de uma guerra.

O sítio <www.revistaviracao.com.br> já está na rede.

Mais informações ou para receber um exemplar da revista: contatos com Paulo Pereira Lima ou Giovanna Modé, tel.: (11) 3722-4733; e-mail: <redacao@revistaviracao.com.br>