Friday, 24 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Rede TV! fatura na própria desgraça

QUALIDADE NA TV

REDE TV!

"Rede TV! fatura na própria desgraça", copyright O Estado de S. Paulo, 11/11/00

"Naquela linha do há males que vêm para bem, nada melhor poderia acontecer à Rede TV! do que a conturbada debandada de Adriane Galisteu para a Record. Condenada a uma audiência que beira à indigência desde de sua inauguração, a sucessora da Manchete só ganhou visibilidade na imprensa quando a estrela da casa mudou de endereço, provocando a demissão de seu diretor e namorado Rogério Gallo, acusado de traição pela diretoria da Rede TV!

Foi no infortúnio que a emissora descobriu o seu ovo de Colombo: faturar criando expectativa em torno da sucessão no comando do SuperPop. Se deu bem:ao promover uma seleção envolvendo figuras do primeiro time e eleger a modelo e mãe de um rolling stone Luciana Gimenez, melhorou seu desempenho no Ibope. O SuperPop, que alcançava média de dois pontos na Era Galisteu, tem conseguido duplicar a audiência nesta fase de transição, capitaneada pela modelo Fabiana Sabba e por Otávio Mesquita.

Como já foi registrado nesta coluna, o público é mais fiel aos formatos do que aos apresentadores dos programas, o que já justificaria a manutenção do mesmo status quo pós-Adriane Galisteu. Mas o Ibope inchou com a exploração de suas mazelas domésticas. O programa em que Luciana Gimenez explicou, em entrevista coletiva, seus planos para tornar-se uma boa apresentadora – como reaprender a ‘pensar em português’ – bateu nos quatro pontos de média, o equivalente a quase 350 mil telespectadores (na Grande São Paulo).

Ao contrário do desejo da torcida adversária, Adriane Galisteu tem se saído bem na vizinhança. Ganhou melhor visibilidade na Record com o É Show, que tem conseguido média de seis pontos no Ibope (quase 500 mil telespectadores) e ganhou o respeito da direção da emissora porque dobrou a pontuação do horário. A novela mexicana Olhar de Mulher nunca fez mais do que três pontos.

Não há dúvida de que a peça mais atraente no É Show é Adriane Galisteu.

Aspirante confessa a herdeira de Hebe Camargo, a loira tem bastante jogo de cintura e simpatia para conduzir o espetáculo. Despretensiosa, Adriane constrói uma atmosfera camarada para os convidados e sua platéia.

O que não dá para entender é sua insistência em dividir o palco com o DJ Zé Pedro. Afetado e metido a comediante, o partner de Adriane e dublê de Chacrinha só consegue divertir mesmo sua colega de palco."

GAZETA QUER CRESCER

"Gazeta dá primeiro passo para virar rede nacional", copyright Folha de S. Paulo, 13/11/00

"Com a entrada de seu sinal no canal 32 (UHF) de Belo Horizonte, a partir de 1º de janeiro de 2001, a TV Gazeta deixa de ser uma emissora regional paulista e dá o primeiro passo para se tornar a mais nova rede nacional.

A Fundação Cásper Líbero (mantenedora da TV Gazeta) assinou contrato, na semana passada, com o grupo de comunicação mineiro Itatiaia. Pelo acordo, o canal 32 de Belo Horizonte passa a ser a primeira geradora afiliada da Gazeta, que tem planos de, até o final de 2002, ter seu sinal nas principais capitais brasileiras.

A fundação, que já possui retransmissoras em cerca de 30 municípios do Estado de São Paulo, vem mantendo contatos com o Ministério das Comunicações. Quer do órgão permissão para instalar retransmissores em outros Estados. Ao mesmo tempo, negocia com grupos regionais – do Rio e Bahia, por exemplo- a afiliação de suas emissoras.

O canal 32 de Belo Horizonte integra atualmente a rede da CNT, emissora de Curitiba que até junho era parceira da TV Gazeta -formavam a rede CNT/Gazeta, de cobertura nacional.

Desde que rompeu com a CNT, a Gazeta investiu US$ 2 milhões em sua expansão. O dinheiro foi gasto na entrada de seu sinal em dois satélites da Embratel. Um dos satélites permitiu, há 15 dias, a chegada da programação popular da Gazeta às cerca de 10 milhões de antenas parabólicas do país."

BAND SAZONAL

"Bandeirantes lança programação sazonal", copyright Folha de S. Paulo, 13/11/00

"Verão, outono, inverno e primavera. Vai ser mais ou menos assim o ‘conceito de programação’ que a Bandeirantes pretende implantar no ano que vem, com temas sazonais que irão nortear e permear vários programas.

A idéia começa a ser implantada já no Natal, quando a Band envia a Salvador sua primeira equipe, inaugurando o módulo ‘Festa Total’ (o do verão). Durante janeiro e fevereiro, até o Carnaval, a emissora irá exibir reportagens feitas no litoral baiano nos telejornais, programas femininos, ‘Território Livre’ e no ‘Superpositivo’ -que deverá ser gravado em Salvador em fevereiro.

A emissora ainda não revela custos, mas a operação tornou-se viável na semana passada, quando foi acertado um acordo com a Prefeitura de Salvador -que deverá ser uma das patrocinadoras da programação de verão, uma vez que a divulgação do que acontece no verão baiano funciona como merchandising, atraindo turistas para o Carnaval soteropolitano, que a Band irá transmitir.

A Band também terá o direito de exibir shows promovidos pela Prefeitura de Salvador. No verão, também exibirá um programa, aos sábados, apresentado por Sabrina Parlatore, o ‘Deu Praia’."

IBOPE

"Ibope não recebe informação de 32% das residências", copyright Babado, 16/11/00

"Desde a segunda-feira passada (6) o instituto de pesquisas Ibope vem trabalhando com cerca de 200 residências a menos em sua medição de audiência das emissoras de TV, na Grande São Paulo. Cerca de 32% dos pesquisados.

Das 660 residências que servem de base para a medição do Ibope, apenas cerca de 450 continuam enviando informações à sede do instituto.

Segundo Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media, a queda no número de pesquisados vem se dando por conta de manutenção no sistema de envio das informações dos aparelhos de TV das 660 residências selecionadas.

-A Anatel mudou toda classificação para quem trabalha com radiofreqüência. Como o Ibope recebe informações dentro deste sistema, estamos tendo que reestruturar toda nossa recepção. Mas consideramos que 450 telespectadores continua sendo uma base sólida para a avaliação, contemporiza Dora.

Segundo o autor da novela LAÇOS DE FAMÍLIA, durante entrevista no Projac (TV Globo – Rio), nesta quinta, a emissora não vem considerando os índices de audiência da novela por que ‘as máquinas do Ibope estão quebradas’."

GORBATCHOV NA TV

"Gorbatchov vai ser apresentador de TV alemã", copyright O Globo, 17/11/00

"Mikhail Gorbatchov, o último presidente da União Soviética, prepara-se para iniciar uma nova carreira: a de apresentador de TV. Ele aceitou a proposta de um canal da televisão alemã para conduzir um programa de entrevistas com personalidades políticas, disse a imprensa russa.

Gorbatchov – que governou a URSS até dezembro de 1991 e foi o responsável pela perestroika, a abertura política do país – foi convencido pelo ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Hans Dietrich Genscher, a aceitar o convite. Genscher argumentou que nenhum líder mundial recusaria uma entrevista a Gorbatchov.

– Será uma experiência totalmente nova. Gosto disso – disse Gorbatchov.

O programa será gravado na casa do próprio entrevistado. Na pauta estão personalidades como o Papa João Paulo II; Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz; Lech Walesa, ex-presidente da Polônia e fundador do Sindicato Solidariedade; o ex-primeiro-ministro de Israel Shimon Peres; e o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Gorbatchov revelou que seu sonho é entrevistar a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente de Cuba, Fidel Castro, embora diga que o líder cubano não lhe foi muito leal.

Num dos programas o entrevistado será o próprio Gorbatchov. O entrevistador, neste caso, será Genscher."

Volta ao índice

Qualidade na TV – texto anterior

Mande-nos seu comentário