Thursday, 20 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Sindicato repudia matéria de Veja

NOTA OFICIAL

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (*)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná torna público repúdio a edição da matéria "Ele esteve no Brasil", publicada pela revista Veja, nesta semana. A entidade reprova a tentativa de usar recursos jornalísticos para confundir o leitor quanto a suposta passagem de Osama bin Laden por Foz do Iguaçu.

A fotografia da mesquita Omar Ibn Khatab, publicada nas páginas 60 e 61, foi produzida no dia 11 de fevereiro de 2003 pela repórter fotográfica Áurea Cunha, para a Gazeta do Povo. A revista, entretanto, confunde o leitor ao utilizar uma legenda dúbia ligando a imagem a uma suposta fita de vídeo e à suposta presença do saudita no local, em 1995.

A entidade informa que Veja comprou a fotografia diretamente do arquivo do banco de imagens da Gazeta do Povo, numa relação normal entre empresas de comunicação. Tanto a autora da foto quanto o jornal não têm responsabilidade sobre a maneira como a revista utilizou o material jornalístico.

O sindicato reconhece o sigilo da reportagem dado às fontes, mas zela, pelo jornalismo, que reportagens capazes de prejudicar uma região apresentem provas cabais para justificar as informações impressas. Para o bem da sociedade, seria oportuno divulgação da íntegra da suposta fita de vídeo que teria registrado a presença do saudita na cidade.

O Sindijor/PR levará o caso a instâncias e esferas competentes para que a verdade seja restabelecida. E lembra que o governo brasileiro, através de seus órgãos de segurança, afirma desconhecer a existência ou a passagem de integrantes de organismos terroristas por Foz do Iguaçu. Curitiba, 18 de março de 2003

(*) Endereço na web: <www.sindijorpr.org.br>