Tuesday, 24 de May de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1188

De onde vêm os bárbaros: podcast discute xenofobia na sociedade contemporânea

(Foto: Florante Valdez/Pixabay)

O Observatório de Imprensa publica a partir desta edição a série de podcasts “Dialogia: discursos contemporâneos”, uma produção do Labor – Laboratório de Estudos do Discurso, da Universidade Federal de São Carlos.

A proposta da série é discutir fenômenos contemporâneos em uma perspectiva histórica, a partir de pesquisas situadas no campo da análise do discurso de orientação francesa. 

Jocenilson Ribeiro, pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, explora o tema da xenofobia, analisando relatos jornalísticos. A relação entre hospitalidade e hostilidade, os diferentes fluxos de imigração, da mão de obra qualificada para atender demandas do mundo do trabalho aos refugiados, o medo do estrangeiro que sempre permeou a história e seu contexto atual são alguns dos temas debatidos no episódio, publicado no canal Motriz.MZb.

Na próxima semana, vamos publicar o segundo episódio da trilogia, “Período ditatorial e a crítica do Presente”, construído a partir das pesquisas do Professor Israel de Sá, da Universidade Federal de Uberlândia. A série se encerra com o episódio “A Fala Pública Feminina: entre o silenciamento e a resistência”, conduzida pela pesquisadora Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba. Em todas as abordagens está presente a crítica de mídia, na forma como os temas têm sido tratados de um ponto de vista histórico.

Acompanhe aqui o primeiro episódio, “De onde vem os bárbaros.”