Saturday, 11 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

Arquivos: OI na Rádio

>>Como manipular uma pesquisa
>>A lavagem de factoides

Como manipular uma pesquisa As duas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quinta-feira (16/10) proporcionam um bom exemplo para a análise do protagonismo da imprensa na disputa eleitoral. O Estado de S. Paulo proclama: "Aécio e Dilma mantêm empate técnico, apontam pesquisas". A Folha de S. Paulo anuncia: "A 11 dias da eleição, Aécio […]

>>A imprensa dos escribas e fariseus
>>Um poço de cinismo

A imprensa dos escribas e fariseus O cidadão que rastrear nesta quarta-feira (15/10) os principais jornais de circulação nacional, vai encontrar um texto interessante, por sua clareza incomum, considerando-se o personagem e a circunstância de que trata. Diz o seguinte: "A estiagem recorde e o calor atípico talvez possam ser atribuídos às mudanças climáticas. O […]

>>A ‘guarda revolucionária’ da imprensa
>>Lucrando com boatos

A "guarda revolucionária" da imprensa Este observador recebe regularmente mensagens de jornalistas que atuam nos principais veículos de comunicação. São em geral desabafos, lamentações, queixas de profissionais que se dizem pressionados por dirigentes, editorialistas e até mesmo colunistas, que agem como aiatolás em defesa da doutrina predominante na imprensa. A "guarda revolucionária" das redações acredita […]

>>A imprensa na margem de erro
>>Feliz Natal!

A imprensa na margem de erro A assessoria de imprensa do Ibope faz reparos ao comentário produzido neste Observatório na última segunda-feira (6/10). Sob o título "A pesquisa desmoralizada" (ver aqui), o observador registrava a corrida dos dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa na tentativa de aproximar suas previsões da realidade mostrada pelas […]

>>A agenda oculta
>>A fala mansa do mercado

A agenda oculta Encerra-se a primeira das três semanas cruciais para a imprensa brasileira. Nesta sexta-feira (10/10), as manchetes dos diários de papel são uma reprodução fiel do Jornal Nacional apresentado pela TV Globo na véspera: ali está aberta a agenda que a mídia oposicionista quer ver cumprida até o dia 26. Depois disso, seja qual for […]

>>O volume morto da imprensa
>>A piada pronta

O volume morto da imprensa Começa nesta quinta-feira (9/10) um teste definitivo para a mídia tradicional do Brasil. Agora que a alternativa Marina Silva foi descartada, os principais grupos empresariais de comunicação estarão em confronto aberto com o Partido dos Trabalhadores, que controla há doze anos o poder central. O cenário é o da eleição […]

>>O círculo vicioso das manipulações
>>As sandálias da humildade

O círculo vicioso das manipulações Na expectativa das alianças que irão recompor as forças partidárias para o segundo turno da eleição presidencial, os jornais apresentam ao leitores um  jogo de adivinhações que tenta dissimular suas preferências políticas. Daqui para a frente, seja qual for o movimento das peças, tudo será levado ao propósito maior da […]

>>A pesquisa desmoralizada
>>Vale-tudo na imprensa

A pesquisa desmoralizada Os dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa aceleraram muito no final de semana, mas perderam a corrida rumo à boca da urna. Nem o Ibope, nem o Datafolha, chegaram sequer perto de detectar a maré de adesões que levou o candidato do PSDB, Aécio Neves, ao segundo turno. O conservadorismo […]

>>A verdade na boca da urna
>>A imprensa perdeu

A verdade na boca da urna Encerrada a campanha eleitoral oficial nos meios de comunicação, os dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa tratam de ajustar seus números para a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff ser reeleita no primeiro turno. Embora as análises dos especialistas se concentrem na retomada de ânimo do candidato […]

>>Detalhes tão pequenos do eleitor
>>O voto constrangido

Detalhes tão pequenos do eleitor A divulgação simultânea de pesquisas de dois dos principais institutos – ibope e Datafolha – diz muito sobre o papel da imprensa na disputa eleitoral. Nesta quarta-feira (1/10), os três principais diários de circulação nacional fazem um jogo de mostra-esconde com seus leitores: a tendência é destacar a recuperação do […]

>>Os mesmos cães de guarda
>>Os que ladram e os que mordem

Os mesmos cães de guarda Os jornais retratavam, na manhã desta terça-feira (30/9), a expectativa geral sobre a pesquisa de intenção de voto que poderia indicar a consolidação da tendência observada há três semanas: o quadro mostra a sólida ascensão da candidatura da presidente Dilma Rousseff e o refluxo da onda Marina Silva. Os números […]

>>A caça aos indecisos
>>Boletim escolar

A caça aos indecisos Os principais jornais de circulação nacional entram na semana decisiva da disputa eleitoral pressionados por uma realidade incômoda: sua principal aposta para a Presidência da República, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), precisaria aumentar em pelo menos 60% seu atual patrimônio de votos e contar com uma complicada mudança de tendências […]

>>A objetividade mitológica
>>A Folha é honesta. Ou não.

A objetividade mitológica A Folha de S. Paulo inaugura nesta quinta-feira (25/9) uma coluna que comemora os 25 anos da instituição do ombudsman na imprensa brasileira. O artigo, sob o selo "Ombudsman por um dia", tem o propósito de oferecer reflexões variadas do jornal sobre si mesmo. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para observar como, do ponto […]

>>O trigo no joio da imprensa
>>A pauta constrangida

O trigo no joio da imprensa   Já se afirmou aqui, em algumas ocasiões, que a imprensa brasileira não    guarda mais uma relação orgânica com o jornalismo.   Essa assertiva tem provocado protestos de jornalistas, alguns dos quais,    sobreviventes nas grandes redações, atuam quase como guerrilheiros em    trincheiras da boa conduta profissional. […]

>>O Brasil sem educação
>>Ignorância e preconceito

O Brasil sem educação   O erro constatado em um conjunto de planilhas da Pesquisa Nacional    por Amostragem de Domicílios (Pnad), com os números de 2013,    divulgados na quinta-feira (18/9) pelo IBGE, foi pouco explorado pela    imprensa no final de semana.   Na verdade, os dados produziram um curioso editorial no jornal […]

>>As lentes de cada um
>>Material de propaganda

As lentes de cada um Os jornais desta sexta-feira (19/9) sofrem da entressafra de novidades. Mesmo com a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de voto, desta vez realizada pelo Datafolha para a Folha de S. Paulo e a Rede Globo, o fato é que a imprensa se tornou dependente da agenda dos candidatos. Estamos muito […]