Wednesday, 25 de May de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1188

Arquivos: Vídeos

Mário Sergio Cortella

Entrevista com o filosófo Mário Sergio Cortella sobre o seu livro, Não se desespere. O livro nos convida a ir em busca do bem-viver. Acolher instantes deliberados de paz interior e sentir a prazerosa sensação mental, ainda que provisória, da aparente suspensão do fluir do tempo, permitindo um distanciamento das aflições cotidianas e uma recusa […]

1984 – George Orwell – Documentário

Documentário sobre George Orwell, autor de 1984. O livro publicado em 1949 retrata o cotidiano de um regime autoritário e repressivo se passaria no ano que dá nome a obra. Nele o autor mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.  

Resistir é preciso

Série mostra as perseguições e mortes de Frei Caneca, em Pernambuco e Libero Badaró, em São Paulo No primeiro episódio de Resistir é Preciso, a série recua no tempo para contar como tudo começou, dos primórdios, em 1808, até a década de 1920, quando entra em cena o Barão de Itararé. Foram muitos jornalistas punidos, […]

Jornal do Brasil – História e memória

  A jornalista Belisa Ribeiro lança no dia 16/2 , no Rio de Janeiro, o livro “Jornal Do Brasil, História e Memória”. A obra reconstitui, através de depoimentos de repórteres, editores e executivos, a trajetória de uma empresa que marcou época na imprensa brasileira . Veja um trailer sobre o livro.

Rich Jaroslovsky

Depoimento (em inglês) de Rich Jaroslovsky, fundador e ex-presidente da Online News Association (ONA) e atual diretor do projeto SmartNews. Ele afirma que o jornalismo digital deve ir contra a tendência de fragmentar a informação para buscar a contextualização mais ampla possível.

A força das palavras

A força das palavras – Como o impacto da palavra certa na hora certa pode mudar o conteúdo de uma mensagem e alterar a vida das pessoas.

Ali Abu Awwad e Hanan Schlesinger

Ativista judeu e outro palestino contam suas historias – video de 50 minutos de duração com audio em inglês mostra como dois ativistas, num encontro inédito ocorrido em 2015, contam suas historias e expectativas diante do agravamento das tensões entre judeus e palestinos no Oriente Médio.

Spotlight – Segredos Revelados

O filme Spotlight está sendo considerado uma dos melhores filmes sobre jornalismo produzido nos ultimos 10 anos. O filme conta os problemas enfrentados por um grupo de repórteres para investigar casos de pedofilia na Igreja Católica, nos Estados Unidos. O filme estreia agora em janeiro no Brasil.

É proibido falar em Angola – p4

O terceiro e último bloco mostra as pressões do governo sobre a equipe da agência Pública e sobre os cidadãos angolanos que deram depoimentos para a equipe de reportagem sobre a realidade do país.

É proibido falar em Angola – p3

  No segundo bloco da série de três reportagens, a equipe da agência Pública mostra o controle do governo sobre os dissidentes políticos e o boom imobiliário na capital Luanda, onde estão sendo construidos edifícios residenciais de luxo em áreas antes ocupadas por moradias populares.

É proibido falar em Angola – p2

É Proibido Falar em Angola – O conteúdo do bloco 1 mostra o movimento de resistência ao governo do presidente José Eduardo dos Santos e a campanha de solidariedade com 15 ativistas presos.

É proibido falar em Angola – p1

O Observatório da Imprensa apresenta uma reportagem em três blocos sobre a situação em Angola. O trabalho investigativo É Proibido Falar em Angola, foi produzido pela Agência Pública, um projeto de jornalismo independente. O vídeo incluído neste bloco é uma introdução ao conjunto das reportagens.

Levante!

Patrocinado pelo Canal Futura, o documentário Levante trata do uso de ferramentas digitais em protestos populares no Brasil, China, México e Faixa de Gaza. Mostra como os manifestantes utilizaram tablets, smartphones, drones e redes sociais para ampliar o impacto de protestos de rua tanto no âmbito urbano como em toda a internet. O documentário foi […]

Desfocado

Documentário sobre o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, morto durante um protesto de rua, no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014. O documentário com o titulo Desfocado, foi produzido pelos estudantes de jornalismo Aldir Cony e Gabriela Pantaleão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Além de depoimentos de colegas de Santiago, […]

Jornal do Brasil – História e Memória

Trecho da entrevista de Alberto Dines para o projeto Jornal do Brasil – História e Memória, que inclui um livro e um documentário longa-metragem , ambos produzidos pela jornalista Belisa Ribeiro.

A Seca e o Silêncio

Minidocumentário produzido pela organização Artigo 19 aborda a falta de transparência na gestão da crise hídrica que afeta São Paulo e o Rio de Janeiro. São ouvidos especialistas, ativistas, representantes da sociedade civil e moradores afetados pela falta da água que compartilham visões e relatos sobre a crise.

A Copa do Mundo segundo John Oliver

Programa jornalístico satírico comandado por John Oliver, veiculado no canal por assinatura HBO. Nesta edição, a Fifa e Copa do Mundo de Futebol em foco, em programa (legendado) exibido antes da Copa no Brasil.

Saga Tupinambá: o retorno da terra

Há dez anos os Tupinambá esperam a conclusão do processo de demarcação de sua terra e têm sido alvos de criminalização e ataques violentos, tanto por parte do Estado brasileiro como de indivíduos e grupos contrários à garantia de seus direitos. Neste documentário, imagens de arquivo depoimentos e sequências gravadas em maio de 2014 na […]

Mídias sociais: a superdistribuição de conteúdo

Workshop Grande Pequena Imprensa de Inovação Digital. Panorama do mercado de internet mundial e no Brasil. Como organizar a presença digital da marca, o uso das redes sociais como ferramentas de superdistribuição de conteúdos jornalísticos. Com Aline Sordili e Stephanie Jorge.