segunda, 17 de fevereiro de 2020 ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1074

Berners-Lee quer criar outra Web

Tim Berners-Lee, o cientista que há 27 anos criou a World Wide Web, mais conhecida como apenas Web, pretende desenvolver um novo sistema de interação entre computadores para neutralizar o controle governamental e privado sobre as comunicações entre indivíduos. Berners-Lee reuniu em San Francisco, na Califórnia, um grupo de especialistas em computação para tentar criar uma rede menos sujeita a violações da privacidade e dê aos usuários maior controle sobre seus dados pessoais.

Os detalhes sobre o que o grupo de cientistas está pesquisando ainda são pouco conhecidos, mas Lee afirmou que o trabalho parte dos estudos sobre a infraestrutura de programação digital da moeda eletrônica Bitcoin, do site Wikileaks e os programas de troca gratuita de musicas. O projeto foi batizado de Web Descentralizada e foi discutido no Decentralized Web Summit, na segunda semana de junho de 2016.

A grande preocupação do grupo de cientistas da Web Descentralizada é o aumento do controle de redes sociais como o Facebook , do sistema de buscas Google e o de comércio eletrônico da Amazon sobre o uso da Web.

Mais detalhes na reportagem The Web’s Creator Looks to Reinvent It (acesso por meio de cadastramento grátis)