Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Entrega do Prêmio Vladimir Herzog, dia 25

Será realizada na quarta-feira (25/10), às 19h30, a cerimônia de entrega do 28º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 2º Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos do Jornalismo. O evento acontecerá no Parlamento Latinoamericano (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo). No total, receberão prêmios e menções honrosas 33 jornalistas e três estudantes de Jornalismo. [ver abaixo a relação de ganhadores]

Os dois prêmios são promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas, a Associação Brasileira de Imprensa, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção São Paulo), a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e a família Herzog.

O Prêmio Herzog foi criado quatro anos após o assassinato de Vlado pelos agentes da repressão política, como estímulo à produção de matérias sobre os direitos humanos. Ao longo de sua história, se consolidou como uma das mais importantes premiações do jornalismo brasileiro. Este ano, houve número recorde de inscrições, com 420 trabalhos disputando as 10 categorias da 28ª edição do prêmio jornalístico e 20 matérias de estudantes a premiação de Novos Talentos.

Durante a solenidade, a Comissão Organizadora homenageará o Grupo Tortura Nunca Mais, a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e os procuradores da República Sérgio Suiama, Marlon Weichert e Eugênia Fávero, pelo trabalho desenvolvido em defesa dos direitos humanos. O Sindicato também fará homenagens ao presidente do Parlatino, Ney Lopes, e ao ex-ouvidor do Município de São Paulo, Euci Pimenta Freire. Na abertura da cerimônia, haverá a apresentação do Coral de Índios Guaranis da Aldeia Krukutu.

Este ano, as premiações contam com o patrocínio da Petrobrás, da Companhia Vale do Rio Doce e do Grupo Arcelor, com apoio do Banco Itaú, da Odebrecht e da Fundação Instituto de Administração e da Leitor em Recortes. A cerimônia é aberta ao público.

Vencedores

Categoria Jornal

Vencedor: Bernardino Carvalho – série de matérias ‘Deserdados da Cana’, veiculada no Estado de Minas entre 3 e 7 de maio.

Vencedora: Ciara Carvalho – reportagem especial ‘O Eldorado das Ilusões’, publicada no Jornal do Commercio (PE), em 28 de maio.

Menção honrosa: Gilmar Penteado – série de reportagens ‘Sem julgamento, idosa agoniza na cadeia’, publicada na Folha de S. Paulo nos dias 28, 29, 30/11 e 21/12/05.

Menção honrosa: Ari Lopes e Marcele Bessa – série ‘Vidas ainda Secas’, veiculada do jornal O São Gonçalo (RJ), entre 30/1 a 3/2.

Menção honrosa: Almiro de Moraes – pela matéria ‘Longe daqui, aqui mesmo – a vida nas regiões mais isoladas de Goiás’, veiculada no jornal O Popular (GO) no dia 14/9/2005.

Menção honrosa: Élcio Braga – matéria ‘Educação a pé’, publicada no jornal O Dia (RJ) em 13/11/05.

Categoria Reportagem de TV

Vencedor: Emerson Ramos – série de matérias ‘Esquadrão da Morte’, veiculada pela Rede Record.

Menção Honrosa: Luci Jorge – matéria ‘Viva a Diferença’, transmitida pela TV Bandeirantes/Rio Grande do Sul nos dias 9 e 11/11/05.

Menção Honrosa: Yula Rocha de Castro – matéria ‘Guantânamo, inferno no paraíso’, série veiculada pelo SBT entre 06 e 8/3/06.

Categoria Documentário TV

Vencedor: Frederico Neves – especial ‘Falcão – meninos do tráfico’, veiculado no programa Fantástico (Rede Globo), em 19/3/2006.

Menção Honrosa: Caio Cavechini – documentário ‘Correntes’, produzido pela ONG Repórter Brasil e veiculado pela TV Brasil em 7/5/2006.

Menção Honrosa: Vera Carpes – documentário ‘Scuderie Le Cocq I e II’, transmitido pela TV Justiça e TV Cultura em 23 e 30/3/06.

Categoria Rádio

Vencedores: Cid Martins e Fábio Almeida – reportagem ‘Nazistas Sulinos’, matéria transmitida pela Rádio Gaúcha (Porto Alegre) em 8/5/06.

Menção Honrosa: Cid Martins e Jocimar Farina – matéria ‘Relatos da Morte’, veiculada na Rádio Gaúcha, em 24/11/05.

Menção Honrosa: Geraldo Nunes – reportagem ‘Os 30 anos da morte de Vlado’ , veiculada na Rádio Eldorado (SP), em 20/11/05 (a matéria também teve flashes do repórter João Vito Cinquelpami).

Categoria Internet

Vencedora: Juliana de Melo – matéria ‘Longe da casa de boneca’, veiculada pelo JC Online (portal do Jornal do Commercio/PE) em 16/5.

Menção Honrosa: Benira Maia -matéria ‘Lixo nosso de cada dia’, veiculada pelo JC Online (portal do Jornal do Commercio/PE), em 2/12/5.

Menção Honrosa: Thais Brianezi – série sobre a criação da Reserva Extrativista do Unini, publicada na Agência Brasil (Manaus) entre os dias 13/5 e 21/6/06.

Categoria Imagem de TV

Vencedores: Marco Piva (coordenador), Eduardo Rajabally (diretor de fotografia) e o repórter cinematográfico Alessandro Rodrigues – documentário ‘O sertão vai virar mar’, transmitido pela TV Brasil.

Menção Honrosa: Francisco Maffezoli Júnior – matéria ‘Terra de negros’, veiculada no programa Globo Rural (Rede Globo) em 9/4/06.

Categoria Revista

Vencedoras: Eliane Brum e Solange Azevedo – matéria ‘À espera do assassino’, publicada na revista Época.

Menção Honrosa: Célia Chaim – matéria ‘O drama da hanseníase no Brasil’, publicada em revista IstoÉ.

Menção Honrosa: Marques Casara – matéria ‘A idade da pedra’, publicada na revista Observatório Social.

Categoria Artes

Vencedor: Gilmar Barbosa – arte ‘Matou, morreu’, publicada no jornal Hoje São Bernardo (SP)

Menção Honrosa: Miguel Falcão – ilustração veiculada no Jornal do Commercio (PE)

Menção Honrosa: Antonio Carlos de Paula Júnior, o Junião – ilustração no Diário do Povo (Campinas/SP)

Categoria Livro-Reportagem

Premiado: Bruno Manso – Livro: ‘O Homem X’ (Editora Record). Repórter do jornal O Estado de S.Paulo

Menção Honrosa: Hugo Studart – Livro: ‘A Lei da Selva’ (Geração Editorial). Diretor da sucursal da revista IstoÉ em Brasília

Menção Honrosa: Grace Ignatowicz – Livro: ‘O Surto’ (Editora da UEPG)

Categoria Fotografia

Premiado: Beto Figueiroa – série ‘Retratos da Infância’, publicada no Jornal do Commercio (PE)

Menção Honrosa: Marcos Fernandes – série ‘Meninos da Luz Vermelha’, publicada no jornal Diário do Comércio (SP)

Menção Honrosa: Kiko Charret – série ‘Herdeiros da Miséria’, publicada no jornal O São Gonçalo (RJ)

Menção Honrosa: Teresa Maia – série ‘Nordeste Conectado’, publicada no jornal Diário de Pernambuco (PE)

II Prêmio Vladimir Herzog de Novos Talentos do Jornalismo – estudantes

Vencedor: Renan dos Santos Martos, aluno da Faculdade de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (SP), com a matéria ‘Revista Ocas – virando a página de muitas vidas’, publicada no jornal-laboratório Ponto Final.

Menção Honrosa: Valéria Teixeira Graziano, da PUC/Campinas, pela matéria ‘A tragédia que a mídia não vê’, publicada no jornal-laboratório Página Aberta.

Menção Honrosa: Marília Fernanda Salvador Melhado e Renata Morales Costa, do Mackenzie, pela matéria ‘Aqueles que a sociedade varreu para debaixo do tapete’, veiculada pelo jornal-laboratório Diretriz.

******

Site do Sindicato