Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Google novamente investigado pela Comissão Federal de Comércio

Rivais do Google levaram investigadores antitruste da Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês) a examinarem as práticas de negócios da empresa e já está sendo realizada uma análise preliminar se o Google abusa da sua predominância no mercado de anúncio display, como banners em sites. A FTC começou a questionar sobre as práticas do Google, especificamente se a empresa estava unindo serviços de anúncios de modo a proibir rivais de competir no mercado.

Em dezembro de 2007, a comissão disse que monitoraria as práticas do Google nessa área. Na época, foi concluído que a proposta de compra do Google pela DoubleClick, empresa de anúncios online especializada em anúncios display, não diminuiria a competição. “Queremos deixar claro que vamos continuar a observar esses mercados e se o Google se engajar em alguma conduta anticompetitiva ou fora da lei, a comissão planeja agir rapidamente”, escreveu então a FTC.

Uma fonte próxima ao caso disse que a comissão não aprovou a emissão de intimações ou de pedidos de investigação civil, o que poderia fazer parte de qualquer investigação formal. A FTC encerrou uma investigação antitruste sobre o segmento de buscas do Google há menos de cinco meses, com votação unânime para não dar prosseguimento a um caso antitruste depois de meses de pressão dos rivais do Google. Essa investigação focou em como a ferramenta de busca do Google apresentava resultados de pesquisas de consumidores e se a empresa mostrava, de propósito, rankings mais altos e mais proeminentes para resultados de seus próprios serviços.

Na nova investigação, membros da comissão focaram nas práticas do Google de divulgar anúncios aos sites de clientes e do seu Ad Exchange, no qual empresas apostam em oportunidades para atingir determinados clientes com anúncios. Funcionários da FTC estavam interessados em saber se o Google estava ligando um serviço ao outro ao oferecer preços mais baixos em troca da garantia do cliente de não comprar anúncios por meio de rivais do Google.

Quando a comissão aprovou o acordo de compra da DoubleClick, a FTC disse que também monitoraria questão relacionadas à privacidade do consumidor, incluindo se a coleta de informações de uma parte de um negócio do Google – como, por exemplo, da sua operação de busca – estava sendo usada em outras unidades para explorar de maneira injusta seu domínio e retirar rivais do mercado.