Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Howard Kurtz troca CNN pela conservadora Fox News

O veterano analista de mídia americano Howard Kurtz está de mudança. Depois de longos anos na CNN, estreia na rival Fox News em julho. Kurtz apresentou o Reliable Sources, programa dominical de crítica de mídia, por 15 anos. Na Fox, estará à frente do Fox News Watch, exibido aos sábados e com formato parecido com o de seu programa anterior.

Os dois programas estão entre alguns poucos fóruns regulares na TV americana que debatem as práticas da imprensa no país. A CNN afirmou que, com a saída de Kurtz, o Reliable Sources será apresentado, nos próximos meses, por diversas pessoas.

O jornalista agradeceu à CNN e disse ter sido tentador continuar na rede, mas afirmou que foi convencido a mudar de casa pela chance de reformular um programa e construir uma forte presença online – além da apresentação do Fox News Watch, ele aparecerá em outros programas e escreverá uma coluna no site da Fox News. Em declaração, Kurtz se disse animado em poder levar sua crítica de mídia independente para a Fox News. A frase foi ironizada por alguns na mídia americana, já que a emissora de notícias da News Corp é reconhecidamente de direita. A editoria de mídia do site Huffington Post postou a frase de Kurtz no Twitter com o comentário: “Nossa afirmação favorita de Howie”. Já Michael Clemente, executivo da Fox, elogiou a ida de Kurtz para a emissora. “Howie é o melhor repórter de mídia do país”, disse, ressaltando que o jornalista também é especialista em tendências das mídias sociais e um experiente repórter político.

Controvérsias

Kurtz escreveu para o Washington Post por três décadas, até ir para o site Daily Beast em 2010. No início do ano, ele se envolveu em uma polêmica que acabou lhe custando o empregocomo colunista do Daily Beast. Na ocasião, criticou um artigo da revista Sports Illustrated em que o jogador de basquete Jason Collins anunciava que era gay – na primeira vez que um atleta profissional americano do sexo masculino declarou sua homossexualidade em público. Kurtz questionou a sinceridade de Collins, dizendo que o jogador da NBA não havia mencionado que, no passado, havia ficado noivo de uma mulher. A informação, no entanto, havia sido mencionada no artigo e em uma entrevista à TV. O jornalista se desculpou publicamente pelo erro em seu programa na CNN.

A controvérsia sobre Collins, no entanto, parece ter sido apenas a gota d’água para a saída de Kurtz. Apesar de receber um alto salário no Daily Beast – onde também ocupava o cargo de chefe da sucursal de Washington –, ele estava cada vez mais ligado a um site menor chamado Daily Download, o que estava irritando alguns de seus colegas de trabalho. Kurtz respondeu que apenas aparecia em vídeos no site, mas não tinha ligação financeira com o projeto.

Kurtz já criticou a Fox News em algumas ocasiões. Em abril, ele afirmou que o canal não devia ter escolhido Dana Perino, que foi porta-voz de George W. Bush, para entrevistar o ex-presidente republicano sobre sua biblioteca presidencial. Também este ano, Kurtz disse que o popular e controverso âncora Bill O’Reilly havia errado sobre o programa do governo americano de ataques com aviões não tripulados. Posteriormente, O’Reilly acabou recebendo Kurtz em seu programa na Fox News para discutir o assunto.