Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Organizações Globo adotam nova marca: Grupo Globo

A marca Organizações Globo, que começou a ser usada nos anos 70 e atualmente reúne Infoglobo, TV Globo, Globosat, Globo.com, Editora Globo, Som Livre, Globo Internacional e Zap, passa a se chamar Grupo Globo. Segundo o grupo, a mudança faz parte de um processo que busca estimular a troca de experiências entre empresas em áreas como tecnologia, produção e conhecimento do consumidor. Não haverá alteração na estrutura corporativa ou societária de nenhuma das empresas do grupo.

O presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, disse que mudança é resultado da visão de futuro e da atuação nos anos recentes. Ele explicou que o novo nome reflete diretamente o significado da palavra grupo que, de acordo com o dicionário, é o conjunto de pessoas com os mesmos sentimentos e representações.

“É isso que o novo nome representa: que temos identidade, valores e objetivos comuns. Queremos cada vez mais ser o ambiente onde todos se encontram. E encontram informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que almeja a felicidade de todos e de cada um” afirmou Roberto Irineu, em nota.

Segundo ele, a mudança é uma evolução natural, não uma ruptura, tampouco reorganização ou integração de empresas. Cada uma delas continuará responsável por seus produtos e buscando seus resultados, porém com um olhar adicional para sinergias, colaboração com as demais e compreensão do ambiente maior onde atuam. “Essa atitude é cada vez mais importante num mundo digital, onde os negócios se tornam globais e a concorrência sem fronteiras”.

Para Jorge Nóbrega, vice-presidente executivo do Grupo Globo, o ambiente digital de hoje requer uma visão cada vez mais integrada do público, do mercado anunciante e da sociedade.

– Isso será estimulado sem que, no dia a dia, as empresas abram mão da autonomia de gestão operacional. Desejamos reforçar a identidade e a essência Globo, presente em todas as empresas, assim como os valores comuns a todas elas. As empresas Globo terão uma atuação cada vez mais colaborativa e conjunta, pois a indústria de mídia passou a operar com vários processos complementares de produção e distribuição de conteúdo, com um conhecimento cada vez maior de seus consumidores – afirmou.

A nova logomarca preserva o nome Globo, presente no mercado há 80 anos.

– É uma assinatura que integra as duas palavras: “Grupo”, escrita de forma suave, e “Globo”, de forma mais sólida, em uma transição caracterizada por uma breve curva segmentada, representando simultaneamente alinhamento e inovação – explicou Nóbrega.