Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Adulteração de foto oficial vira piada na China

Uma foto que mostrava um trio de funcionários do governo em uma província do sul da China vistoriando um projeto de construção de uma rodovia foi tão mal adulterada digitalmente que virou motivo de piada. Nela, os três homens parecem flutuar na estrada – não houve nem ao menos preocupação em colocar uma sombra para disfarçar a montagem. “A saga começou quando o site do governo de Huili publicou a foto dos três funcionários supostamente inspecionando um projeto recém-terminado de construção de uma via”, escreveu Peter Walker, do jornal britânico Guardian.

Imediatamente após a divulgação, os escritórios dos funcionários começaram a receber ligações. Diante da repercussão, foi emitido um pedido de desculpas e a imagem foi retirada do ar. O bode expiatório acabou sendo o fotógrafo. “A explicação foi quase tão curiosa quanto a foto: como mostraram as fotografias, os três homens visitaram a estrada, mas o fotógrafo achou que as fotos originais não eram tão boas e decidiu fazer uma montagem”, noticiou Walker.

O ponto positivo do caso foi a rapidez da resposta do governo. “O que surpreendeu foi o fato de eles terem criado uma conta no Sina Weibo [rede social chinesa semelhante ao Facebook] para explicar o que aconteceu”, observou Rocky Fu, do China Internet Watch, organização que monitora a web no país. Com informações de Laura Rozen [The Envoy, 30/6/11].