Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Apresentador esportivo admite abuso sexual de menores

 

O apresentador de TV britânico Stuart Hall, de 83 anos, admitiu ter abusado sexualmente de 14 meninas menores de idade. Hall, que trabalhava para a BBC na apresentação de programas esportivos, teria cometido os crimes entre 1967 e 1985. Ele foi preso em janeiro e admitiu sua culpa em abril, mas, por razões jurídicas, a informação só veio a público esta semana, com sua condenação.

Segundo o promotor Nazir Afzal, as vítimas – incluindo uma menina de nove anos de idade – não se conheciam, mas forneceram relatos bastante parecidos. Afzal classificou Hall de “um predador oportunista”. O advogado do apresentador, Crispin Aylett, afirmou que ele “sente pelo que fez” e gostaria de pedir desculpas às vítimas. Hall será sentenciado em 17 de junho.

Demitido

Hall havia sido suspenso pela BBC no início das investigações. Agora, a rede anunciou que irá demiti-lo. “A BBC está horrorizada com as ações vergonhosas de Stuart Hall e gostaríamos de expressar nossa solidariedade as suas vítimas. Continuaremos a trabalhar com a polícia para assisti-la nesta e em qualquer outra investigação que ela faça”, afirmou um porta-voz.

Hall atuou na BBC por 53 anos, e não é o primeiro profissional a envergonhar a rede pública. O caso Jimmy Savile ainda está fresco na memória dos britânicos. O ex-apresentador, morto em 2011 aos 84 anos, teria protagonizado centenas de casos de abuso sexual evolvendo maiores e menores de idade, durante décadas. Savile já era investigado, mas a história só veio a público depois de sua morte. Na ocasião, a BBC foi acusada de encobrir o caso para proteger sua imagem.