Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Letterman ameaçado, Morgan abandonado

A semana passada foi agitada para alguns programas de entrevistas americanos. O apresentador David Letterman foi ameaçado em um fórum jihadista na internet por ter insultado, segundo um colaborador da página, Osama bin Laden e Ilyas Kashmiri, outro líder da al-Qaeda, em um quadro do Late Show, na CBS.

O colaborador, que se identificou como Umar al-Basrawi, disse que Letterman levou as mãos ao pescoço para simular um assassinato durante um quadro de humor. O apresentador teria feito o gesto em referência ao anúncio, em junho, da morte de Kashmiri no Afeganistão. Ele defendeu que a língua de Letterman seja cortada.

A ameaça foi descoberta pelo site Monitoring Service, rede privada de inteligência que alerta o governo americano sobre conteúdo online considerado perigoso. O fórum shumukh al-Islam é um popular ponto de encontro de muçulmanos radicais e, segundo um analista do site Monitoring Service, costuma ser usado pela al-Qaeda. O FBI afirmou que está levando a ameaça a sério.

Sobre isso eu não falo

Já o apresentador britânico Piers Morgan, que comanda um programa de entrevistas na CNN, foi abandonado por uma entrevistada que não gostou nada das perguntas feitas por ele. A política americana Christine O’Donnell, do Partido Republicano, abandonou o estúdio depois de Morgan insistir em questioná-la sobre casamento gay. Christine já havia falado sobre o assunto em outras ocasiões, e ele também aparece em seu livro, intitulado Troublemaker. Era para promover o livro, por sinal, que ela havia ido ao programa.

Queridinha do movimento de direita Tea Party, Christine perdeu a eleição para o Senado em novembro. Acredita-se que ela tenha sido derrotada, em parte, por conta de uma antiga gravação de TV em que aparecia falando de bruxaria e condenando a prática da masturbação.

Ao ser pressionada por Morgan para falar sobre casamento gay, Christine afirmou que ele estava sendo um pouco grosseiro. “Não acho que seja relevante. Não é um tema que eu escolhi adotar”, respondeu. O entrevistador disse ter ficado confuso. “Estou apenas fazendo perguntas com base em suas próprias declarações públicas, e no que você escreveu em seu próprio livro”, respondeu.

A política sugeriu que, por educação, Morgan deveria cobrir apenas temas que seus entrevistados quisessem discutir. Mais uma vez, o apresentador se mostrou surpreso. Christine, que estava em um estúdio separado, olhou para alguém que estava a seu lado, mas fora da câmera, e começou a tirar o ponto eletrônico. “Eu deveria estar falando no Clube Republicano de Mulheres às 18h, mas optei por me atrasar, não para aturar um apresentador grosseiro, mas para falar com vocês sobre o meu livro e as questões de que trato em meu livro”, afirmou antes de sair.

Morgan, parecendo bastante surpreso, respondeu à reação da política republicana no Twitter, repassando a seus 1,1 milhão de seguidores o tuíte de um jornalista que dizia: “Christine O’Donnell é a primeira autora na história a abandonar uma entrevista de TV porque o apresentador aparentemente leu seu livro”. Com informações do Guardian [18/8/11].