Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

América Latina na frente

TELETIPO

A América Latina será a região com maior crescimento do mercado de jornais no mundo até 2005, afirma a consultoria PricewaterhouseCooper, com o jornal The Hollywood Reporter. A região crescerá 9,5% ao ano, puxando para cima a média do planeta, que deverá ser de 4,9%. Os analistas atribuem esse aumento ao acelerado desenvolvimento econômico e ao aumento das taxas de emprego e alfabetização latino-americanas. A pesquisa conclui que, apesar do avanço das mídias eletrônicas, os jornais impressos ainda experimentarão um bom crescimento global até 2005.

Segundo o New York Post (5/2/02), a gratuidade da internet parece estar com os dias contados. Cada vez mais sítios vêm restringindo seu conteúdo. O Blogger, ferramenta online de publicação de diários pessoais, que virou grande mania entre os usuários da rede, anunciou que está lançando um serviço pago com mais recursos que o gratuito, por US$ 35 anuais. Evan Williams, presidente da empresa, considera que o processo de personalização e especialização é o caminho certo para a internet.

Foi solto pela polícia na terça-feira, dia 5, Basildon Peta, correspondente do jornal britânico The Independent. Secretário-geral da União dos Jornalistas do Zimbábue, Peta foi o primeira pessoa detida sob a nova lei de Segurança e Ordem Pública, por não ter avisado as autoridades sobre manifestação pacífica que organizou contra a votação da lei de controle da mídia, aprovada pelo Parlamento na quinta-feira, mas ainda sem data para entrar em vigor. A cinco semanas da eleição presidencial, aumenta a pressão sobre a imprensa independente do governo: para o jornalista, a acusação foi uma tentativa oficial de intimidá-lo. As informações são da Reuters (5/2/02) e de Peta Thornycroft [Daily Telegraph, 6/2/02].