Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Canadá aprova entrada de rede do Catar

A Comissão de Rádio-Televisão e Telecomunicações do Canadá, órgão que regula o setor, anunciou na quinta-feira [26/11] que irá permitir que a emissora al-Jazira transmita sua programação em inglês no país. Em declaração, a comissão afirmou que a decisão irá ‘ampliar a diversidade de pontos de vista editoriais no sistema de transmissão canadense’.


Em 2004, o Canadá autorizou que a al-Jazira, com sede no Catar, transmitisse seu canal em árabe no país, mas determinou cuidados tão rígidos – a programação inteira teria que ser monitorada – que nenhuma companhia de TV por satélite ou cabo o incluiu em seus pacotes. Desta vez, a comissão recebeu mais de 2.600 comentários a favor da al-Jazira, afirmando que sua entrada na programação aumentaria a diversidade da televisão canadense; e 40 comentários contrários à emissora.


A rede costuma ser acusada de cobertura tendenciosa e ligação com grupos terroristas, mas tenta mudar sua imagem no exterior com o serviço em língua inglesa. Hoje, o canal internacional é disponibilizado em mais de 100 países e pela internet. Informações da AFP [26/11/09].