Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Brasil, florestas devastadas e corrupção

Greenpeace denuncia devastação


O editor de Meio Ambiente do jornal inglês The Guardian, John Vidal, diz na edição de hoje que uma linha e 7 mil quilômetros liga a destruição da Floresta Amazônica ao consumo de fast food na Europa. O tema é soja para alimentar frangos. Vidal cita o MacDonald´s do Reino Unido e supermercados britânicos, a americana Cargill e sua subsidiária Sun Valley, fornecedora de frangos, a partir um relatório da ONG Greenpeace. Clique aqui para ler o texto em inglês.


O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, considerado o maior plantador individual de soja do mundo, é apontado como um dos patrocinadores de devastação na Amazônia. Mato Grosso é uma das realidades regionais brasileiras muito distantes do noticiário da mídia no circuito São Paulo-Brasília-Rio.


Miami Herald generaliza corrupção


Só hoje saiu no jornal americano Miami Herald notícia do escândalo que envolve o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. É um texto enviado pelo correspondente da agência Knight Ridder no Rio de Janeiro, Jack Chang. Faz um breve resumo da história do caseiro Francenildo Costa e cita, em tom de total desencanto, o cientista político Alexandre Barros: “É dessa maneira que as coisas acontecem no Brasil. Acontece em todos os níveis. Todo mundo tem um preço e todo mundo tem as mãos sujas. Está disseminado na sociedade, aqui”.


Generalizações desse tipo não levam a nada, mas servem para dar um toque de dramaticidade à reportagem.