Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

>>Mentirinhas e questões de fundo
>>O santo nome de Castellinho

Mentirinhas e questões de fundo


Parece haver dois países. Um é o do discurso marqueteiro, o inacreditável deserto de idéias, baseado em pesquisas qualitativas, que chega ao povo no horário obrigatório. Outro é o da reação de jornalistas, leitores, eleitores, parlamentares e juízes a safadezas cometidas nos três poderes. A cobertura jornalística é pífia quando segue o país de mentirinha da campanha, ou quando tenta mal disfarçadamente influir nos rumos da eleição, e mais rica quando discute as questões de fundo.


Pobreza e desigualdade


O Estadão procura compensar a rarefação de idéias com a publicação semanal de um caderno temático de debate. Hoje aborda pobreza e desigualdade. Os debatedores entram em conflito. É uma discussão viva. Duas frases podem ser pinçadas, entre muitas. Ricardo Paes de Barros diz que até agora se deu apenas o primeiro passo de uma longa jornada. E Claudio Salm propõe: “Temos que pagar um salário para a mulher cuidar dos filhos, ao invés de obrigá-la a ser doméstica”.


Som pode dar cor local


A repórter Fabíola Cidral, da Rádio CBN, fez reportagem sobre saúde que integra uma série temática produzida pela emissora em paralelo à cobertura da campanha eleitoral. Depois de estágio na BBC, em Londres, Fabíola voltou convencida de que é preciso usar mais e melhor recursos que o rádio oferece.


Fabíola:


– No rádio brasileiro a gente usa muito pouco efeitos sonoros e transporta muito pouco o ouvinte àquele ambiente que você está vivendo. Às vezes a gente faz matérias no dia-a-dia, na cidade de São Paulo, por exemplo, você vai fazer uma matéria sobre trânsito, sobre uma manifestação, até mesmo uma campanha eleitoral, ou uma inauguração de um prefeito e você acaba não usando sons daquele lugar que falam às vezes, na minha opinião, muito mais do que as próprias declarações das pessoas que estão participando, dos personagens.


O que dificulta muito isso é questão de tempo. A gente tem às vezes muito trabalho para fazer, e você captar, e mixar tudo isso leva tempo, e você precisa de uma ajuda de um operador de áudio. Isso acaba demandando tempo em estúdio, o estúdio tem que ser usado por vários apresentadores, vários repórteres, uma rádio all-news necessita muito de estúdio e você tem que dividir esse tempo.


Orkut é descartável


O site de relacionamentos Orkut, dominado por brasileiros, pode ser fechado pelo Google. Ou pode ser bloqueado para brasileiros, porque alguns o utilizam para finalidades ilegais, entre elas a promoção da pedofilia, o incentivo a assassinatos e ao racismo. Mas isso não faria muita diferença nem para o Google, nem para a grande maioria de brasileiros que usam decentemente o site. O fato é que a empresa Google não tem como ou não sabe aproveitar economicamente a presença de tantos brasileiros. E os brasileiros poderão migrar para outros sites de relacionamento. Só os delinqüentes perderão, até acharem novos caminhos para delinqüir. Não tem cabimento transformar essa questão num confronto político entre a soberania da Justiça brasileira e o capitalismo americano.


Manual de superfície


Daniel Castro informa hoje na Folha de S. Paulo que a Rede Globo vai publicar um manual com princípios e normas para a produção de novelas e telejornais. Isso sempre ajuda, mas a verdadeira questão reside em outro lugar: o primado da lógica da audiência freqüentemente faz com que as conveniências suplantem as convicções.


O santo nome de Castellinho


Alberto Dines responde novamente hoje no site do Observatório da Imprensa a ataques do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Diz que a entidade gastou sua retórica ao tentar apropriar-se do nome do jornalista Carlos Castello Branco, Castellinho, presidente do Sindicato em 1977: “Naquela época o Sindicato estava estava na vanguarda das lutas pela democracia. Hoje arrepiou carreira, passou para o outro lado. Naquela época, o sindicato não fora invadido pelos assessores de imprensa e muito menos pelos assessores de imprensa dos três poderes e entidades chapa-branca. Tinha autonomia e galhardia. Carlos Castello Branco, se vivo fosse, não permitiria que um sindicato de jornalistas embarcasse na louca aventura do Conselho Federal de Jornalismo, um dos maiores vexames já sofridos pela categoria em toda a sua história”.


Clique aqui para ler “Sindicato finge de vítima e agride todos os princípios profissionais”, de Alberto Dines, e  e aqui para ler “Sindicato processará Dines por desrespeito à dignidade humana”, de Romário Schettino.


# # #


Outros tópicos recentes


De Alberto Dines


Sindicato de Jornalistas vai processar jornalista por crime de opinião


Mídia perdeu a oportunidade para impor um pacto contra o terror


A mensagem da mídia aos políticos


 Do blog Em Cima da Mídia


Depoimento policial


Alunos da USP: departamento estrebucha


O evidente despreparo


Três populações


Rescaldo do Dia dos Pais