Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Aventuras de um repórter inconformado

[do release da editora]

O jornalista e escritor Guilherme Azevedo lança na quinta-feira (30/6), em São Paulo, o livro As Aventuras de Alencar Almeida. A festa-lançamento acontecerá na sede da revista Caros Amigos (rua Fidalga, 62, Vila Madalena, zona oeste), a partir das 19 horas.

As 15 histórias do livro – vividas pelo repórter Alencar Almeida, personagem criada por Guilherme, e companheiros de redação – colocam em pauta os limites para o exercício do jornalismo no Brasil. Alencar Almeida enfrentou o Diabo. Foi ao Mundo dos Mortos. Desafiou chefes. Driblou manuais de redação. Tudo por uma boa história.

As aventuras têm como cenário a redação de A Verdade, o maior jornal de um país nem tão imaginário assim, dirigido pelo senhor Rosebud (alusão a Charles Foster Kane, magnata da mídia, no filme Cidadão Kane, de Orson Welles).

As peripécias e desventuras desse repórter são uma crítica bem-humorada à grande imprensa brasileira. ‘Pode-se criticar pela verrina, pelo azedume. Guilherme escolhe a melhor via, a da sátira. Diverte-nos o tipo de humor com que aborda o jornalismo, a começar pela ironia do nome da empresa em que se desenvolvem as aventuras: o Grupo A Verdade’ , escreve o jornalista Mylton Severiano, no prefácio da obra.

Alencar Almeida é um repórter inconformado com os rumos do jornalismo. Como os milhares de jornalistas empregados, ou quase empregados, nas grandes empresas de mídia do país, vive, no dia-a-dia, as injustiças e as desilusões da profissão. É um assalariado de vencimento reduzido e jornada de trabalho extensa e árdua. Acredita na subjetividade, na emoção, no ponto de vista autoral, no texto pessoal, bem-acabado e mais extenso, em apuração aprofundada. Quer escrever sobre a maioria da população. Enfrenta, contudo, a resistência e a oposição dessa grande engrenagem da notícia em que se transformou uma empresa jornalística, corporificada em A Verdade.

Alencar Almeida nos sugere, nos inspira a não desistir jamais, apesar de nossa fragilidade. As Aventuras de Alencar Almeida tem projeto gráfico de Lígia Morresi.

O autor

Guilherme Azevedo nasceu na cidade de São Paulo, em 1º de fevereiro de 1971. É jornalista profissional desde 1995 (formou-se pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero) e estudou Letras (português) na Universidade de São Paulo. Ingressou no Grupo Folha em 1996, como trainee, e trabalhou na Agência Folha até 2001. Entre outras publicações e portais, escreveu para a Caros Amigos (onde Alencar Almeida nasceu e se criou), Folha de S.Paulo, Nova Escola, Universo Online, EducaRede, Novae e Agência Carta Maior.

Com a reportagem ‘Saudemos estes homens famosos’, sobre o cotidiano de um quarteirão de bairro da periferia de São Paulo, publicada na Caros Amigos, foi finalista do Prêmio Imprensa Embratel 2000/2001, na categoria Regional Sudeste.

Trabalha hoje como repórter free-lancer (especializou-se na cobertura de assuntos ligados à periferia, tema de sua predileção) e como consultor de textos. Em 2002 publicou Entrevista com o Diabo, pela editora Tupynanquim.