Tuesday, 07 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Diversidade cultural

Será lançado na terça-feira (30/8), às 19h, na Fnac Paulista, o livro Diversidade cultural – Globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas, de Leonardo Brant, com debate sobre diversidade cultural entre o autor e o especialista internacional Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen (Alemanha).

Um dos assuntos mais discutidos no mundo atualmente, e que será objeto de convenção a ser homologada pela Unesco em outubro próximo, é tema do novo livro de Leonardo Brant (org.), que tem prefácio do ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Considerado pelo autor o ‘Protocolo de Quioto da Cultura’, a ‘Convenção da Unesco sobre proteção e promoção da diversidade dos conteúdos culturais e expressões artísticas’ consolida em todo o mundo a discussão sobre tolerância, respeito e diálogo entre nações. É o segundo passo da Unesco no sentido de criar parâmetros para as trocas culturais. A ‘Declaração Universal sobre Diversidade Cultural’ foi aprovada logo após os acontecimentos de 11 de setembro e tem papel simbólico muito importante no combate à intolerância e ao processo de hegemonia cultural implementado pelos Estados Unidos desde o pós-guerra.

O livro ‘Diversidade cultural’, de Leonardo Brant (org.), traça um panorama sobre a questão no mundo e suas implicações e dimensões no Brasil, resultado de sua atuação como vice-presidente da International Network for Cultural Diversity (INCD), organização presente em mais de 50 países, e presidente do Instituto Diversidade Cultural. Brant publica uma espécie de guia introdutório ao tema, com textos de 17 dos maiores especialistas nacionais e internacionais.

Autores: Ben Goldsmith, François de Bernard, Garry Niel, Hermano Viana, Israel do Vale, Joost Smiers, Leonardo Brant, Lobão, Michel Nicolau, Nina Obuljen, Priscila Beltrame, Rafael Segovia, Vera Cíntia Álvarez, Yvon Thiec.

Fenac Paulista – Avenida Paulista, 901; telefone: (11) 2123-2000.