Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

O custo de uma vírgula

O outdoor ‘Obrigado São Paulo’, do Sr. José Serra, que começou a ser veiculado na cidade, cumpre o elegante papel de agradecer à população pelo resultado do pleito. Mas, por outro lado, contribui com a desinformação. ‘Obrigado São Paulo’, da forma em que está escrito, significa que o município é ou será obrigado a alguma coisa. Quando nos dirigimos a algo ou a alguém surge a figura do vocativo, necessariamente entre vírgulas. Assim, melhor seria um outdoor com ‘Obrigado, São Paulo’. Torço sinceramente pela vitória do Sr. José Serra. Espero que seu desempenho seja francamente superior ao de sua assessoria de comunicação. Que seu respeito pelas leis seja igualmente mais evidente do que o respeito pela gramática ali demonstrado. Cabe ao administrador público contribuir para melhores formação e informação de seu povo.

José Martins O. Filho, professor universitário, São Paulo



Telhado de vidro

Quem está no poder no momento tem mais telha de vidro do que os outros. Se Serra estivesse em cargo público certamente seria alvo de mais críticas; a diferença é que uns aceitam a crítica, e outros não. A atual prefeita não gosta que a critiquem. Ser estilingue é fácil.

Helvio Martin, administrador de empresas, São Paulo



Sinal trocado no Rio

Finalmente uma análise técnica confirma aquilo que a observação cotidiana já demonstrava. A campanha para a Prefeitura de São Paulo de 2004 passará à história da imprensa brasileira como um dos seus mais lamentáveis episódios. Algo semelhante, com o sinal trocado, aconteceu no Rio. A administração Cesar Maia nunca foi incomodada pela imprensa local, o que já é uma enorme ajuda na hora de uma reeleição. Por que não fazer uma pesquisa semelhante por aqui?

Benedito F. Oliveira, engenheiro, Rio de Janeiro



Fatores omitidos

O autor omite dois fatores, tão óbvios que dispensariam até esse tipo de pesquisa! Marta é prefeita, candidata à reeleição – portanto, carrega os ônus de tudo o que deixou de fazer ou fez errado no seu atual mandato; em contrapartida tem a vantagem de usar, legalmente até, a administração municipal em prol de sua candidatura. Serra é um sem mandato – notícia negativa sobre ele é muito mais difícil – é preciso ‘desenterrar’ coisas antigas ou então falar que ele é feio, antipático etc.! Agora eu gostaria de saber do resultado das mesmas pesquisas relativos à campanha de 2002 – e também da opinião do autor.

Jorge Daou, comerciante, Manaus



Na paz e no amor

A imprensa é assim mesmo. Mas aqui em Fortaleza a Luizianne bateu todo mundo, os adversários apoiados na poderosa mídia e o PT. Conseguiu tudo isso na paz e no amor, embora não falte coragem para uma boa briga. Com competência soube controlar os adversários e motivar a militância, que diante das circunstancias soube ser forte e silenciosa. Espero que agora ela mostre a sua força, que é o que enfeita a cidade.

Marcos Barros, representante comercial, Fortaleza