Monday, 17 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

A ilusão informativa
O Estado da Imprensa 2006

O relatório anual sobre a imprensa norte-americana, o badalado Estado da Imprensa em 2006 (The State of the News Media 2006), chegou a uma conclusão inquietante em sua terceira edição: apesar do aumento dos canais e veículos de informação, os norte-americanos estão cada dia menos informados.


É o que Tom Rosenstiel, diretor do Projeto pela Excelência do Jornalismo (Project for Excellence in Journalism) e responsável pelo relatório, chamou de ‘ilusão informativa‘. Ou seja apesar da multiplicação dos veículos jornalísticos eles estão cobrindo cada vez menos fatos noticiosos, como consequência do enxugamento de redações para atender necessidades orçamentárias.


O relatório 2006 se concentra basicamente na questão financeira do declínio da cobertura e na queda dos padrões de reportagem nos meios de comunicação dos Estados Unidos, onde quase todos os grandes jornais demitiram repórteres e editores ao longo de 2005. E a situação pode ficar ainda pior diante da ameaça de desemprego que paira sobre 12 jornais da cadeia Knight Rider que acabam de ser vendidos à  McClatchy Company.


O Estado da Imprensa 2006 se debruça sobre a migração de leitores para a web e estima que, se forem mantidos os padrões atuais, as páginas noticiosas na internet somente em 2017 alcançarão um faturamento publicitário igual ao obtido hoje pelos jornais impressos.


Segundo o documento trata-se de um prazo demasiadamente longo para que os jornais impressos consigam converter suas operações do papel para o sistema online, sem enfrentar perturbadores problemas financeiros.


Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.